26 de Abril de 2024

Novidades Inauguração do OxeTech Lab e posse do Conselho Municipal de Turismo foram realizados nesta terça-feira (15)

Tecnologia

O evento contou com a presença de autoridades políticas municipais e estaduais, alunos da rede pública e federal, além da população, para a abertura do novo espaço de atividades tecnológicas e conhecer os conselhereiros municipais do Turismo.

A inauguração do espaço OxeTech Lab, em São Miguel dos Campos, foi realizada nesta terça-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedecti), contando com a presença do Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Silvio Bulhões, do Secretário da Sedecti, Álvaro Leiva, do prefeito George Clemente e do vice-prefeito Dr. Benildo Chagas.

O município foi o 1º contemplado pelo programa OxeTech, idealizado pelo Governo de Alagoas, através da Secti, que visa atender as necessidades do mercado tecnológico alagoano através da oferta de capacitações técnicas e profissionais em tecnologia da informação e outros segmentos da área. Assim, o espaço permanente na Sedecti para o aprendizado de tecnologias inovadoras, conta com 16 computadores, sala ampla e climatizada.

Quem estava presente, aproveitou o simulador de realidade virtual que consiste em oferecer aos usuários uma experiência com alto nível de realismo de uma situação específica, sendo softwares 3D aliados a equipamentos imersivos.

Na ocasião, o secretário da Secti, Silvio Bulhões destacou que a geração de ideias inovadoras fortalece o novo mercado que possui uma gama de atividades tecnológicas que precisam ser supridas através de mão de obra qualificada, onde através de um programa como o OxeTech, será possível aumentar o desenvolvimento e geração de renda de jovens e adultos.

Durante o evento, foi realizada também, a posse dos 24 conselheiros municipais do Turismo contando com titulares e suplentes; sendo assim, o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) é um órgão permanente que tem como objetivo formular as diretrizes básicas da política de turismo no município, incentivando-o como fator de desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambiental.

O prefeito George Clemente disse que a volta dos cursos profissionalizantes a São Miguel dos Campos é um trabalho que vem sendo desempenhado por diversas secretarias do município, onde o aumento de renda e oferta de empregos já está sendo uma realidade.

“Estamos hoje com mais um motivo a se comemorar. A inauguração do Oxetech em nosso município com o apoio do Governo do Estado, é mais um conquista que trará bons resultados aos miguelenses. Afinal, o mercado está competitivo e precisamos colocar esses jovens para serem qualificados a fim de gerar emprego e renda, e a presença da tecnologia em todas as áreas necessidade do aprimoramento e formação de todos”, explicou o prefeito.