Quinta-Feira

28 de Março de 2024

Novidades Representantes da SMTT participaram da apresentação do sistema e-DAT

SMTT

Representantes da SMTT participaram da apresentação do sistema e-DAT

O e-DAT é uma declaração virtual de acidente de trânsito, feita pelo próprio envolvido

Na manhã desta segunda-feira (05), o Superintendente da SMTT de São Miguel dos Campos, Anderson Minervino, e representantes municipais do órgão,  participaram de uma reunião para conhecer o sistema e-DAT que será disponibilizado ao município, através de um Acordo de cooperação técnica. O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas, Ivan Anderson, foi o responsável pela apresentação.

“Ter uma parceria como essa, com a PRF, é uma chance de avançarmos através da tecnologia. Essa é mais uma ação integrada, entre órgãos de trânsito em prol dos cidadãos miguelenses”, afirmou Minervino.

A reunião ocorreu na Sede da Polícia Rodoviária Federal, em Maceió, e também contou com a participação dos Superintendentes das SMTTs de Rio Largo, Sr. Washington Miranda, e de Santana do Ipanema, José Campos.

O e-DAT é uma declaração de acidente de trânsito, feita pelo próprio envolvido, utilizado para registrar os acidentes sem vítimas. Esses sinistros não necessitam da presença dos policiais no local do acidente por só envolver interesses patrimoniais. A utilização deste sistema pelos municípios acabará com a necessidade do uso de papel em todo o atendimento e facilitará os motoristas que conseguirão a declaração do acidente de forma virtual.

O objeto do acordo é a colaboração mútua visando ao intercâmbio de dados e informações, além do compartilhamento de conhecimento, visando à atuação integrada entre os partícipes, contribuindo para o desenvolvimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).