Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Vice-prefeito Dr Benildo se reuniu com a Equipe Multiprofissional da Atenção Básica

Saúde

Com a presença do vice-prefeito, Dr. Benildo Chagas, a equipe multiprofissional da Atenção Básica (eMulti) realizou uma reunião na UBS Tabelião.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (antigo NASF) passou por uma mudança de nome e agora é chamado de "Equipe Multiprofissional da Atenção Básica".

Atualmente, São Miguel dos Campos conta com duas equipes multiprofissionais atendendo toda a cidade. Essa mudança de nome ocorre devido ao novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde, o Previne Brasil, que, além da mudança de termo, também requer algumas adaptações dos profissionais. Eles estão se ajustando às novas questões relacionadas aos indicadores de saúde recomendados pelo Ministério da Saúde, como o desenvolvimento de ações direcionadas a grupos de hipertensão, diabetes, gestantes e crianças.

Para os usuários do SUS, essa transição não afeta a oferta direta de serviços. A população Miguelense continua podendo contar com profissionais capacitados que integram a equipe multidisciplinar especializada em áreas como fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia, fonoaudiologia e assistência social.

A equipe tem apresentado um trabalho exemplar de assistência às 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) + a extensão Adailton Barbosa, localizada na comunidade Coité de Cima, zona rural de São Miguel dos Campos.

A equipe multiprofissional continua atuando de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, concentrando suas diretrizes no fortalecimento da saúde básica e mantendo atividades integrais em suas especialidades.