Quinta-Feira

25 de Abril de 2024

Novidades Secretaria de Saúde informa sobre prorrogação da Segunda dose (D2) da CoronaVac

Secretaria de Saúde informa sobre prorrogação da Segunda dose (D2) da CoronaVac

A Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem informar à população que, após uma reunião extraordinária realizada neste sábado (24), a Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AL), pactuou com o Estado a prorrogação da aplicação da segunda dose (D2) da CoronaVac para o prazo de 28 dias, o que, aliás, está tecnicamente respaldado na bula da própria vacina e também já foi adotado em outros estados. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) já havia decidido quanto ao aprazamento das segundas doses na quinta-feira (22), com publicação no Diário Oficial de Alagoas na sexta-feira (23).

De acordo com a SMS, essa estratégia assegura que as pessoas não deixarão de tomar a sua segunda dose no tempo recomendado. O motivo para a medida ter sido adotada, foi o quantitativo de doses da vacina CoronaVac enviado pelo Ministério da Saúde esta semana, que não atendeu às necessidades dos municípios alagoanos.

“É uma situação diferente das que tínhamos visto até então, por isso, para não prejudicar a continuidade da vacinação em São Miguel e nos demais municípios alagoanos, o Cosems optou por essa estratégia. O cenário é bastante desafiador, mas estamos exigindo posicionamentos e ações incisivas para enfrentarmos juntos esse problema”, pontuou a secretária de Saúde, Adeline Carvalho.

Segundo ela, baseada nas informações da Nota Técnica do COSEMS, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) será acionada para o enfrentamento conjunto da situação atual; uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres, para encaminhamentos conjuntos junto ao Ministério da Saúde será realizada; além de uma articulação junto ao Ministério Público Federal para que acione judicialmente o Ministério da Saúde para a garantia das segundas doses em tempo hábil.

A secretária informou ainda sobre a alteração da data aprazada para a segunda dose (D2) da vacina CoronaVac (Sinovac/Butantan), de modo a acrescentar, à data prevista nos Cartões de Vacinação, mais 7 (sete) dias. “Peço a todos que irão tomar a segunda dose da CoronaVac que fiquem atentos à data no Cartão de Vacina e adicione mais 7 dias, já que o prazo foi prorrogado”, concluiu.