Quinta-Feira

28 de Março de 2024

Novidades Saúde já atendeu mais de 500 miguelenses desde a reabertura dos Centros de Atendimento de Síndromes Gripais

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, através de suas equipes de profissionais, já atendeu mais de 500 miguelenses desde a reabertura dos dois Centros de Atendimento de Síndromes Gripais, que estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h sem parada para o almoço, situados na parte alta, ao lado da UBS Roberto Correia; e na parte baixa, ao lado da UBS Renata Sá.

Nestes Centros, o cidadão miguelense tem à sua disposição uma equipe médica qualificada e preparada para receber cada caso. Dentro da unidade, o cidadão passa por uma pré-consulta eficiente, onde são conferido os sinais vitais do paciente, como: aferição de pressão, glicose, temperatura, saturação e frequência cardíaca; em crianças, também é realizada a pesagem.

Após este primeiro procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de triagem e testagem, onde um profissional de enfermagem fará a triagem geral, para saber quais os sintomas apresentados pelo paciente, quando iniciaram estes sintomas, se o paciente possui condição clínica de risco e se é alérgico a alguma medicação específica; em seguida, o paciente faz o teste Swab nasal (teste do cotonete) para detecção do covid-19; o resultado sai em, no máximo, 20 minutos.

Após a realização do teste, o paciente que testou positivo é encaminhado imediatamente para a avaliação médica, que fará todos os procedimentos padrões e recomendações necessárias, além de receitar a medicação indicada para cada caso. Após isso, o paciente com a receita em mãos, pode se direcionar ao posto de saúde do seu bairro e pegar a medicação prescrita.