Quinta-Feira

25 de Abril de 2024

Novidades São Miguel dos Campos vacinou 7 mil animais contra a raiva

São Miguel dos Campos vacinou 7 mil animais contra a raiva

A Campanha de Vacinação Antirrábica (canina e felina) 2023, realizada de 15 a 18 de março em São Miguel dos Campos, mobilizou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária. Cerca de 7 mil animais acima de 3 meses de idade foram imunizados contra a raiva (doença progressiva aguda e letal no encéfalo).

“Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. Entre os principais sintomas da raiva canina e felina estão a agressividade, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento. Por isso, a importância de vacinar cães e gatos onde, além de protegê-los, também se preserva a saúde dos munícipes. Desta forma, a Secretaria de Saúde deu todo o apoio logístico às equipes para que esse objetivo fosse alcançado”, falou a secretária de Saúde, Adeline Carvalho.

De acordo com a secretária, a meta foi alcançada. “No sábado, dia 18, fizemos o Dia D e conseguimos atingir as metas estabelecidas. Tudo ocorreu dentro da normalidade e o número de animais imunizados foi satisfatório”, informou.

Para os moradores que não conseguiram vacinar seus animais de estimação no decorrer da campanha, estes podem aguardar o novo lote que já foi solicitado pela Secretaria, e, em breve, será disponibilizado. As demais informações serão divulgadas nos próximos dias.