Quinta-Feira

28 de Março de 2024

Novidades São Miguel dos Campos intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya

Saúde

Secretaria Municipal de Saúde está realizando diversas ações de conscientização e fiscalização

A Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos intensificou nesta quarta-feira (04), a campanha para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya, no município. Ações de conscientização e fiscalização ocorreram em algumas áreas.

Iniciando o dia, uma reunião entre a Coordenadoria Municipal de Endemias e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) serviu para planejar ações que serão desenvolvidas nos próximos dias em diversos bairros de São Miguel.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, alerta a importância dos cuidados da população. “Estamos fazendo essas ações, mas o apoio da população é fundamental. Cabe a cada morador evitar objetos que acumulam água parada, além de manter seus quintais limpos”, frisou.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, um carro fumacê estará no próximo sábado (04), nos bairros Hélio Jatobá; na segunda-feira (09), quem receberá o fumacê, será o Loteamento Rui Palmeira e o bairro Geraldo Sampaio.

Quanto à utilização do carro fumacê, a Secretaria de Saúde explica sobre o uso correto, amparado aos critérios técnicos do Ministério da Saúde (MS). Conforme o MS, a utilização  do carro fumacê somente é indicada onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti  e casos notificados das doenças.

De acordo com a secretária Adeline, “apesar de a população achar que o’ fumacê’ é eficaz para matar todos os mosquitos, é preciso saber que, na verdade, ele elimina apenas os que tiverem contato com a fumaça, não matando ovos e larvas e ainda pode ser prejudicial à saúde humana e ao ecossistema, por isso é preciso manter os cuidados em suas casas”, explicou.

Além das ações cotidianas de visita às residências e terrenos baldios, uma equipe composta por 46 agentes de endemias está na ativa pelos bairros miguelenses realizando um mutirão de combate ao mosquito.