Quarta-Feira

24 de Abril de 2024

Novidades Em parceria com o Conisul, Saúde miguelense é referência em atendimentos, gestão e inovação

Saúde

De acordo com os dados do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), e em parceria com a Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 60 mil habitantes têm recebido atendimento de excelência, com cerca de 90% do abastecimento de insumos fornecidos pelo Conisul, tornando-se referência entre os municípios abrangidos pelo Consórcio pela qualidade de gestão, inovação e promoção da saúde.

Segundo dados, está havendo uma economia de 40% a partir da compra através do Consórcio, o município tem investido em tecnologia e infraestrutura de seus equipamentos de saúde, com aquisição de ferramentas que aprimoram o atendimento clínico, além do abastecimento e dispensação de itens como medicamentos, materiais odontológicos e hospitalares.

Uma dessas aquisições, foi o sistema de gestão de prontuário eletrônico, comprado graças à economia gerada pela parceria com o Conisul. “Esta é uma ferramenta resolutiva na assistência ao paciente em qualquer etapa de atendimento, uma vez que integra as informações e as envia a assistência farmacêutica, unificando a dispensação de medicamentos e insumos”, explicou a secretária de Saúde, Adeline Carvalho.

“A plataforma permite o agendamento do paciente inclusive de forma remota, através dos Agentes Comunitários de Saúde. No dia marcado, ele vai a unidade, e o painel chama seu nome e indica a sala de atendimento clínico”, explica o gestor.

Implantado há um ano, o sistema construiu um único banco de dados que permite a gestão do município visualizar todo o histórico de saúde do paciente atendido na rede municipal.

São Miguel dos Campos também construiu uma Central de Abastecimento nova, equipada e moderna, além de descentralizar farmácias em unidades básicas de saúde, Caps, centros de diagnóstico e farmácias centrais.

Atender a toda essa estrutura requer planejamento, economia e uma equipe de saúde motivada e dotada de ferramentas tecnológicas de ponta. “Temos uma estrutura grande, que requer atenção e controle desde os itens solicitados até a dispensação e o controle nos tratamentos dos pacientes. O apoio do Conisul nesse processo é fundamental, pois nos ajuda em muitas dessas etapas”, explicou a secretária.

O prefeito George Clemente também falou sobre a parceria e os avanços na área. “Estamos rastreando todas as demandas das unidades de saúde, os medicamentos e de itens mais demandados, para continuarmos atendendo os nossos cidadãos. Essa parceria com o Conisul tem sido bastante positiva e importante para os miguelenses”, concluiu o prefeito.