Quarta-Feira

24 de Abril de 2024

Novidades Dezenas de homens são atendidos através do “Novembro Azul”

Dezenas de homens são atendidos através do “Novembro Azul”

Exames de próstata foram realizados

Seguindo a programação especial do “Novembro Azul”, a Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atendeu no sábado (20), dezenas de homens que realizaram exames de próstata, no Centro de Saúde Olímpia Lins Lamenha. Eles também participaram de um café da manhã e de palestras.

O prefeito George Clemente esteve presente e parabenizou os homens que foram ao Centro. “Essa ação é uma prova da nossa preocupação com a saúde de cada miguelense! E vocês estão de parabéns por estarem participando e dando um exemplo a todos os outros. Cuidem-se! É preciso evitar o problema para ter uma vida tranquila”, afirmou.

O vice-prefeito e médico, Dr. Benildo Chagas, passou informações sobre a prevenção e o tratamento. “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, falou da necessidade de se cuidar e realizar os exames preventivos. “O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, homem, se cuide, procure um profissional e não deixe para depois”, finalizou.