Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Cirurgias eletivas para reduzir filas foram realizadas neste final de semana

Cirurgias eletivas para reduzir filas foram realizadas neste final de semana

A Prefeitura de São Miguel dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no último sábado, dia 20 de maio, na Santa Casa de Misericórdia, a 1ª etapa do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas.

Aproximadamente, 20 pacientes foram beneficiados diretamente por este Programa, que terá duração de um ano e poderá ser prorrogado por mais um ano.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, falou sobre o Programa. “Esse programa é para atender a 5ª região de Saúde, incluindo São Miguel dos Campos. Mas também, a Secretaria de Saúde já realiza mensalmente cirurgias gerais através do Cirurgião Geral e vice-prefeito Benildo Chagas, na Santa Casa de São Miguel dos Campos, fazendo com que diminua a demanda da nossa população”, frisou.

A 5ª região de Saúde é composta pelos seguintes municípios: São Miguel dos Campos; Anadia; Boca da Mata; Campo Alegre; Junqueiro; Roteiro; e Teotônio Vilela. Secretários e representantes se reuniram se alinharam a realização das ações.

O principal objetivo desta ação é organizar e ampliar o acesso a cirurgias, exames e consultas especializadas; melhorar a governança da Rede de Atenção à Saúde; monitorar e avaliar as ações e serviços de saúde; qualificar a contratação com a rede complementar; modificar o modelo de gestão e regulação das filas para a atenção especializada; e implementar um novo modelo de custeio para a atenção à saúde.

O prefeito George Clemente também falou sobre a ação. “Este é apenas o início da realização do Programa de Redução das Filas para Cirurgias Eletivas na região. Ficamos responsáveis por cirurgias de média e alta complexidade e os cidadãos dos municípios da 5ª região estão sendo atendidos com todo cuidado e apoio”, finalizou.