Sexta-Feira

Novidades CAPS José de Aquino realiza atividades no Dia da Luta Antimanicomial

CAPS José de Aquino realiza atividades no Dia da Luta Antimanicomial

Produtos do Projeto “Mãos que restauram vidas" foram expostos

Dando início às atividades da Semana da Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Miguel dos Campos realizou nesta terça-feira (18) – Dia da Luta Antimanicomial -, uma ação no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) José de Aquino, com o tema “Sim à Liberdade; não ao manicômio”.

Uma exposição dos produtos do Projeto “Mãos que restauram vidas”, confeccionados pelos pacientes do CAPS, foi realizada.

A coordenadora do CAPS José de Aquino, Elisa Cristina, informou que além do tema, outros assuntos também estão sendo abordados pela equipe, como a reforma psiquiátrica, a pandemia de Covid-19 e a saúde mental.

O prefeito George Clemente participou da ação e falou sobre a importância da data e das atividades desenvolvidas pelo CAPS.

“Existe um preconceito e uma falta de informação muito grande em relação a essas pessoas que sofrem com as doenças mentais. Devemos lembrar que como todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, enfatizou.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, o respeito e a educação são os principais meios para revolucionar o modo como os pacientes são tratados. A família têm um papel importantíssimo nesse processo, e nós, da Saúde, estamos nos dedicando e empenhados em ajudar, cada vez mais, a quem precisa”, finalizou.

Durante a semana, serão realizadas outras ações no CAPS, como rodas de conversa e momento de alfabetização, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário de Articulação Política, Jó Clemente, e os vereadores Diney Torres e Petrônio Verçosa, também estiveram presentes.