Sexta-Feira

26 de Abril de 2024

Novidades Campanha de vacinação contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses de idade inicia nesta segunda-feira (26)

Saúde

Em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 9h às 16h

A Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos anunciou nesta segunda-feira (26), que foi iniciada a vacinação contra o sarampo por meio da aplicação da tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A vacina está disponível para crianças de 6 a 11 meses de idade (dose zero), em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 9h às 16h. Documentação necessária: cartão do SUS e cartão de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Adeline Carvalho, alerta para a importância dos pais ou responsáveis levarem suas crianças para se vacinarem. “É fundamental que esse grupo seja vacinado o quanto antes. Só a vacina pode proteger e evitar a transmissão do sarampo”, frisou a secretária.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus Measles morbillivirus e que está em circulação pelo Brasil. A doença já estava eliminada no país e voltou a causar surtos desde 2018, devido às baixas coberturas vacinais do imunizante tríplice viral.

Sinais e sintomas

O sarampo pode ser transmitido pela tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas doentes. A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta, indicando o aparecimento de complicações. As mais comuns são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.

O paciente deve procurar atendimento médico logo que apresentar os primeiros sinais e sintomas da doença, para que seja feita a notificação do caso e a equipe de saúde possa agir para interromper a circulação do vírus entre as pessoas que tiveram contato com o doente.