Sexta-Feira

19 de Abril de 2024

Novidades Ação para prevenir hipertensão arterial foi realizada nesta quarta, 19

Ação para prevenir hipertensão arterial foi realizada nesta quarta, 19

Equipe da SMS verificou a pressão de dezenas de pessoas

Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado em 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Miguel dos Campos realizou uma ação social educativa para prevenção da hipertensão arterial. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (19), em um ponto montado na Praça do Relógio para verificar a pressão dos miguelenses.

Durante a ação, ocorreu a verificação de pressão arterial; identificação de fatores de risco; avaliação nutricional; cálculo de IMC; e avaliação física.

O prefeito George Clemente, o vice-prefeito Dr. Benildo Chagas e o secretário de Articulação Política, Jó Clemente estiveram presentes na ação, que teve a participação de colaboradores da Atenção Básica, da Academia da Saúde e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (Nasf).

O vice-prefeito e médico, Dr. Benildo, falou sobre a doença. “A hipertensão é muito comum. É preciso ter uma alimentação desbalanceada, fazer atividade física, e tentar evitar estresses. As complicações das crises hipertensivas podem ser infarto e AVC. Além disso, a longo prazo pode acarretar problemas renais, insuficiência cardíaca, entre outros. Por isso, pedimos que todos se cuidem, procurem ajuda e se previnam”, explicou.

A secretária Municipal de Saúde, Adeline Carvalho, ressalta que o controle da pressão arterial é essencial.

“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Nem sempre dá sinais como dor de cabeça, dor na nuca. Tem que fazer o check-up, consultar o médico regularmente, dar atenção. Não dá para ser só trabalho. É preciso priorizar a saúde”, alertou.

A falta de controle da pressão pode causar diversas complicações, capazes de reduzir significantemente a qualidade de vida. É importante ficar atento aos sintomas, como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Prevenção e controle

Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
Praticar atividade física regular;
Aproveitar momentos de lazer;
Abandonar o fumo;
Moderar o consumo de álcool;
Evitar alimentos gordurosos;
Controlar a diabetes.

Complicações

As principais complicações da hipertensão são Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.