Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Representantes miguelenses participam da reunião de alerta e planejamento sobre as fortes chuvas para 2023

São Miguel dos Campos

Nesta terça-feira (18), um alerta sobre os extremos climáticos em 2023, em Alagoas, foi dado pelo superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Vinícius Pinho, durante a reunião promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para os coordenadores municipais da Defesa Civil. São Miguel dos Campos esteve representado no momento.

O coordenador municipal da Defesa Civil,  Arsênio Martins, as representantes da Secretaria de Assistência Social, Clarisse Santa Maria e Allyne Quixadá, e o representante do Gabinete Civil, Fernandes Palmeira, participaram da reunião.

Durante a manhã, ocorreu a capacitação para alocação de recursos para ações e discussão sobre os Planos de Contingência, com o Coronel Moisés, Coordenador Estadual da Defesa Civil e o Capitão Douglas, Chefe do Setor de Desastres Naturais.

O planejamento para a Quadra Chuvosa, com o Superintendente da Semarh, Vinícius Nunes, foi divulgado a todos.

A partir do início de maio a quadra chuvosa começa com a possibilidade de inundações pontuais por causa do aquecimento do oceano Atlântico, o que favorece a essas situações. A boa notícia para os municípios do Leste (litoral Norte e Sul) e região Metropolitana é que a partir de julho haverá uma redução gradual.

O novo sistema de monitoramento que será integrado às cidades também foi apresentado.

De acordo com o presidente da AMA, Hugo Wanderley, “Será solicitado à bancada federal alagoana, a alocação de emendas para o aparelhamento das comissões, diante da importância delas nesse contexto de prevenção e atuação para garantir segurança à população”, afirmou.

Também foi anunciado o retorno da Operação Pipa em Alagoas, com o Capitão Adelino de Sousa, Chefe do Escritório da Operação Pipa do Exército.