20 de Abril de 2024

Novidades Novos caminhos: São Miguel dos Campos está na rota do turismo de Alagoas

São Miguel dos Campos

Novos caminhos: São Miguel dos Campos está na rota do turismo de Alagoas

Rio São Miguel é o grande cartão postal do momento

O município de São Miguel dos Campos voltou a explorar, neste ano de 2021, seus potenciais turísticos. O turismo, no Estado de Alagoas, tem se destacado no cenário nacional - considerado como um dos principais destinos brasileiros na retomada da atividade turística desde o segundo semestre de 2020, o Estado, conhecido por seu litoral repleto de belas e paradisíacas praias, embelezadas por extensos coqueirais, mar calmo e cristalino, agora, com São Miguel dos Campos, ganha mais opções de destinos.

A “terra dos caetés” (nativos do litoral alagoano; primeiros habitantes do território miguelense), através da Prefeitura, decidiu rever sua história e embarcar – literalmente -, em suas potencialidades. O principal atrativo e destino é o mais que quincentenário Rio São Miguel, o primeiro rio navegado do Brasil, que completou, este ano, 520 anos de descoberta.

A história do Rio está totalmente ligada à história do município. E agora, chegou o momento de explorar suas curvas e caminhos. Um passeio a bordo de um barco tem interessado e despertado a atenção dos miguelenses e moradores das cidades vizinhas.

A Prefeitura criou um píer e o inaugurou no dia 29 de setembro. A partir dele, dezenas de pessoas têm seguido para conhecer mais do Rio, que é símbolo de resistência e desenvolvimento. Algo que, durante décadas, parecia distante ou até mesmo improvável, agora passou a ganhar adeptos. Aventura, cultura e lazer unidos.

Além do passeio no Rio São Miguel, trilhas, como a “dos Góes” e a “do Furado” têm movimentado e criado grupos de “trilheiros” que vêm explorando e desbravando estradas de barro, a fauna e a flora da zona da mata, que levam a cachoeiras e belas paisagens naturais.

O prefeito George Clemente, que já participou do passeio, falou sobre a retomada do turismo na cidade. “Nosso município tem encantos e histórias que só conhecendo de perto é que as pessoas saberão. Estamos prontos para deixar os visitantes e turistas apaixonados por nossa terra!”, afirmou.

Segundo ele, o objetivo é resgatar a identidade histórica do município. Por isso, está sendo traçado um dos maiores planos de turismo do Estado, que beneficiará  a população, através de inclusão, geração de renda, conscientização ambiental, além do fortalecimento cultural.

Fechando o roteiro turístico de São Miguel dos Campos, uma visita à Casa da Cultura pode ser uma verdadeira aula de história e uma forma de voltar ao passado e conhecer mais do município e da região.

A Casa da Cultura abriga o Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes, e é o prédio mais antigo de São Miguel dos Campos e o único tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

“Somos o retrato das nossas tradições e da nossa cultura. O que foi vivido e criado até aqui, representa o caminho trilhado por tantos miguelenses que escreveram a nossa história”, ressaltou o prefeito George Clemente.