Prefeitura de São Miguel dos Campos

Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Acessibilidade Visual

Novidades Só Delas Conecta: Mulheres que Inspiram será próximo sábado, 26; saiba mais e inscreva-se

Meio Ambiente

Só Delas Conecta: Mulheres que Inspiram será próximo sábado, 26; saiba mais e inscreva-se

No próximo dia 26 de agosto, às 16h, no auditório do IFAL Campus São Miguel dos Campos, acontecerá o evento "Só Delas Conecta: Mulheres que Inspiram", uma ação voltada exclusivamente à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, e tem como objetivo principal fortalecer o empreendedorismo feminino, estimulando a participação política e econômica de mulheres, capacitando-as a ocuparem espaços de liderança e gerência.

O evento irá contar com a participação de grandes nomes de mulheres que são referências em todo estado de Alagoas, como a Juíza Ana Florinda Dantas; a diretora do SEBRAE, Juliana Almeida; a secretária de Assistência Social, Jacqueline Vieira; a consultora especialista em moda e varejo, Jack Araújo; a psicóloga, Amélia Guimarães; e as empresárias Elizabeth Lyra e Milka Pereira.

Durante o evento algumas mulheres serão homenageadas com o "Prêmio Mulheres que Inspiram" por toda a sua contribuição e legado deixado para a sociedade.

O Só Delas Club uniu forças com a gestão do município de São Miguel dos Campos, através de uma parceria firmada com a Secretaria do Meio Ambiente, e visando o combate à poluição plástica, lançaram a campanha "troque sua garrafa pet por um cupom" e juntos estarão implementando 6 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O ano 2023 é o 50º aniversário da comemoração com o tema "Combate à poluição plástica" para alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas que afetam a fauna, flora, ar, mares e rios, ou seja, o meio ambiente como um todo e segundo a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% é reciclado.

A campanha "troque sua garrafa pet por um cupom" estimar arrecadar cerca de duas mil garrafas pets durante essa ação. E para participar é muito fácil: basta separar 10 garrafas pets (água, refrigerante, produtos de limpeza e etc) e levar no dia do evento para trocar por um cupom e concorrer a uma TV. Quanto mais garrafas, mais chances terão de concorrer.

A campanha já mobilizou a população e movimentou o comércio local. Já existem comerciantes criando estratégias para captar mais garrafas, como por exemplo: promovendo descontos para quem entregar as garrafas no estabelecimento, ofertando brindes em troca das garrafas. E ainda temos a população mobilizando a vizinhança para captar garrafas. Resíduos que antes eram descartados, hoje, estão sendo separados para serem entregues no dia do evento. Todo o material coletado durante o evento será destinado para a ACAMARE, onde a maior parte dos coletores são mulheres e tem como sua única fonte de subsistência a reciclagem.

Além da preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental em coleta seletiva, essa ação ainda estará promovendo a economia circular e a logística reversa no município.

Alguns estabelecimentos que aderiram à campanha receberam uma lixeira plotada com as informações do evento e com as ODS que estarão contribuindo ao aderir à campanha.

A diretora do Colégio Nunila Machado, Leila Nogueira, que também é Mestre em análise de sistemas ambientais, abraçou a causa e ressaltou a importância da execução de ações como essa que unem a iniciativa privada e o setor público, e se comprometeu em promover a educação ambiental para os alunos de sua escola.

A secretária adjunta de Meio Ambiente, Adenise Ribeiro, afirmou que através de parcerias como essas é possível unir forças para implantar processos educativos que visas despertar no ser humano a consciência sobre o meio ambiente.

“Para nós que formamos o ecossistema Só Delas Club é de grande importância poder somar e contribuir com essa causa, implementar os ODS tem sido uma pauta primordial em todas as nossas ações", afirma Vanessa Dantas, gestora do Só Delas Club.

Para se inscrever no Só Delas Conecta, basta acessar o link: https://www.sodelasclub.com.br/informa-es-do-evento-e-registro/so-delas-conecta-mulheres- que-inspiram-1


Redação: Assessoria Só Delas Club