27 de Julho de 2024

Novidades Semana do Meio Ambiente foi realizada com diversas atividades

Semana do Meio Ambiente foi realizada com diversas atividades

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu a abertura da Semana do Meio Ambiente, na quadra do Colégio Esther Soares Torres, na segunda-feira (05), e durante toda a semana realizou diversas atividades.

Para abrir as ações, ocorreu a 1ª Expo Ambiental em parceria com a SEMARH (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O prefeito George Clemente esteve presente e falou sobre o evento. “É de extrema importância promovermos em iniciativas como essa. Vamos juntos combater a poluição plástica e cuidar da nossa cidade e planeta!”, frisou.

A programação da Semana do Meio Ambiente foi enriquecida de ações educativas e atrativas para diferentes públicos. A SEMMA promoveu uma oficina de capacitação de artesanato com materiais plásticos.

A ação foi ministrada pela artesã Vânia Oliveira, mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas e mestra Imortal do Brasil, que focando no tema ambiental da ONU 2023 ''Soluções para a Poluição Plástica", buscou ensinar a reutilização de resíduos plásticos na confecção de artesanatos diversos, proporcionando aos artesãos miguelenses, Associação de Catadores (ACAMARE) e outros profissionais, o incentivo na geração de renda e na sustentabilidade socioambiental para nosso município.

A artesã Maria José agradeceu a participação na oficina. "Foi maravilhoso ter participado da capacitação, a mestra Vânia é motivadora. Ela trouxe ensinamentos valiosos que irão contribuir em meu trabalho como artesã miguelense".

ENCERRAMENTO

Na quarta-feira (07), foi encerrada a  Semana do Meio Ambiente com a apresentação especial da Guarda Mirim abrilhantando o evento.

Foram realizadas palestras com a temática “Soluções para a Poluição do Plástico”, em parceria com a equipe de Gestão Ambiental BR 101/DNIT, para os alunos do Colégio Esther Soares Torres.

Também houve uma palestra e exposição de animais taxidermizados promovido pelo Batalhão Ambiental, onde os alunos puderam observar de perto as características físicas de cada animal, bem como aprender sobre seu habitat natural e seus hábitos, ressaltando a importância da educação ambiental na conservação da fauna e da flora da região.

O secretário de Meio Ambiente, Alfredo Ferro, agradeceu a todos que participaram e ajudaram na realização do evento. “É imprescindível que eventos com essa temática e relevância sejam realizados. O meio ambiente é o nosso lar e precisamos cuidar e preservar. Agradeço a todos que contribuíram para a concretização desta Semana”, concluiu.