Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Equipamento de Monitoramento Hidrológico é instalado no Rio São Miguel

Equipamento de Monitoramento Hidrológico é instalado no Rio São Miguel

A parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH AL) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) tem sido fundamental para diminuir os impactos das últimas enchentes na cidade de São Miguel dos Campos.

Com o intuito de monitorar de perto a situação hidrológica do Rio São Miguel, foi instalada, na última semana, uma estação de monitoramento hidrológico. Essa iniciativa visa acompanhar de forma contínua e precisa o nível do rio, permitindo a emissão de alertas antecipados sobre possíveis enchentes iminentes.

A estação de monitoramento está equipada com dispositivos que fornecem atualizações de dados a cada 15 minutos, garantindo uma vigilância constante da situação. Essa informação em tempo real será crucial para identificar aumentos repentinos no nível do rio, permitindo assim a emissão imediata de alertas à população, prevenindo danos às residências e garantindo a segurança dos moradores.

Além disso, a SEMARH/AL está em processo de instalação de equipamento semelhante em Anadia, cidade pela qual o Rio São Miguel também passa. Essa ação estratégica permitirá um monitoramento mais amplo e precoce, oferecendo um alerta inicial sobre possíveis enchentes, o que possibilitará uma resposta rápida e eficaz.

A implantação desses equipamentos de monitoramento hidrológico marca um passo significativo na prevenção de desastres naturais em São Miguel dos Campos e nas áreas circunvizinhas. A iniciativa destaca o comprometimento das autoridades em fornecer um sistema de alerta precoce e eficiente, visando a proteção das comunidades vulneráveis a eventos climáticos extremos.