Prefeitura de São Miguel dos Campos

Segunda-Feira

26 de Setembro de 2022

Acessibilidade Visual

Novidades NUCA é lançando oficialmente em São Miguel dos Campos

Infância e Juventude

NUCA é lançando oficialmente em São Miguel dos Campos

O NUCA é um espaço de discussão dos adolescentes que querem mudar os locais nos quais estão inseridos, por meio de formações e atividades de transformação

Nesta quarta feira (27), a Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria da Infância, Juventude e Promoção da Paz (SEIJPAZ) em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDA), lançou, de forma oficial, o NUCA (Núcleo de Cidadania do Adolescente), o evento ocorreu na quadra da Escola Ana Neri e contou com a parceria da Secretaria de Educação e da Secretaria de Comunicação e Eventos. 

O NUCA é um espaço de discussão dos adolescentes que querem mudar os locais nos quais estão inseridos, por meio de formações e atividades de transformação, além de estarem presentes nas decisões e sugestões de políticas públicas do município.

O evento contou com a participação da Presidente do CMDCA, Marlene Antônia; o Articulador Municipal do Selo UNICEF, Amauri Santos; a Coordenadora e Mobilizadora do NUCA, Ericka Santos; o Secretário adjunto da SEIJPAZ, Luan Alves; a Secretária Adjunta de Educação, Flora de Almeida e a Secretária da Infância e Juventude, Mônica Félix. 

"Sabemos o quão importante é a educação e os adolescentes estarem inseridos na política pública. Hoje, nossa palavra é transformação e é através deles que conseguiremos transformar vidas; são eles que fazem o futuro e o futuro já começou", pontuou a Secretária Mônica Félix. 

Durante o evento de lançamento, os adolescentes puderam participar de dinâmicas, entender os principais objetivos do NUCA e seu funcionamento, além de participar da palestra com o empreendedor social, Tiago Silva, o “Mochileiro pela educação”, que abordou a importância do envolvimento dos adolescentes nas políticas públicas e o quanto a educação pode transformar vidas. 

Para fazer parte do NUCA é necessário ter entre 12 e 17 anos. Os adolescentes que queiram participar ou conhecer um pouco mais pode entrar em contato com a Secretaria da Infância, Juventude e Promoção da Paz, através do Instagram @seijpaz.smc.