Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Segurança nas creches e escolas municipais está sendo reforçada

Segurança nas creches e escolas municipais está sendo reforçada

Acontecimentos no cenário nacional têm deixado pais e responsáveis de vários municípios assustados, isso decorrente de uma onda de terrorismo causada por situações de risco isoladas e ocorridas em algumas escolas e creches em outros estados. Dessa forma, a Secretaria de Educação de São Miguel dos Campos começou a agir de maneira preventiva, estabelecendo parcerias com a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil para resguardar estudantes e servidores da Educação.

Através desta parceria, diariamente estão acontecendo rondas intensificadas em todas as Unidades Escolares, bem como a permanência de Guardas Municipais nas Creches durante todo o período de aulas.

Isso veio a tranquilizar pais e responsáveis, e até mesmo servidores, pois está levando mais segurança para que possam realizar, com mais tranquilidade, suas atividades diárias.

Além disso, outras medidas também estão sendo tomadas para que a segurança seja reforçada não somente nesse período. A implementação de sistema de videomonitoramento, que já existe em três escolas municipais, irá se alastrar para todas as demais, aquisição de detectores de metais na entrada de cada Unidade e a instalação do “botão de pânico” (canal direto com os órgãos de segurança pública) também são ações que estão se concretizando.

Vale ressaltar que, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, já mantém algumas ações efetivas desde o início da gestão, como por exemplo a permanência de psicólogos nas escolas, o investimento em curso de primeiros socorros, infraestrutura e a aquisição de veículo próprio para a Ronda Escolar, que é realizada por um grupo de vigilantes escolares diariamente.

O que ainda preocupa é a propagação de “fake news” (notícias falsas) sobre possíveis atentados. As pessoas ainda têm o costume de passar adiante mensagens antes de verificar sua veracidade. E aqui já fica o alerta contra isso: propagar fakes news, além de assustar a população, se configura como ação fora da lei.

“A segurança nas escolas está sendo nossa prioridade e não mediremos esforços para que isso se estabilize o mais rápido possível”, afirmou Álvaro Leiva, secretário de Educação.

E para finalizar, o secretário de Segurança Urbana, Carlos Oliveira, garante: “nossa equipe está de prontidão e preparada para agir em toda e qualquer situação. Vamos proteger não só os estudantes, mas também toda a população, realizando aquilo que é nosso trabalho diário, só que agora com uma atenção e intensidade redobrada mediante o contexto”.

O prefeito George Clemente ressaltou “Estamos todos juntos, de mãos dadas no combate à essa onda de notícias falsas e insegurança. Promovendo a cultura da paz nas nossas escolas e na comunidade de maneira geral”, finalizou.