Sexta-Feira

08 de Agosto de 2025

Acessibilidade Visual

Novidades

  • Início
  • Novidades
  • São Miguel dos Campos tem projeto aprovado em “Experiências Inspiradoras de Educação em Tempo Integral”
Educação

São Miguel dos Campos tem projeto aprovado em “Experiências Inspiradoras de Educação em Tempo Integral”

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou, nesta segunda-feira, 28 de julho, o resultado final da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. São Miguel dos Campos teve um dos 739 projetos destacados e selecionados; “Gamificando Saberes: Aprendizagem ativa na educação em tempo integral”, foi o projeto miguelense aprovado. 

O secretário de Educação, Álvaro Leiva, comemorou a notícia. “É mais uma conquista para a nossa educação! Estar entre os 739 aprovados é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós que fazemos a Semed. Agora, através desse projeto, podemos integrar e desenvolver diferentes ações, como mapa de experiências, rede de trocas e caderno de narrativas na nossa educação de tempo integral ”, explicou.

Foram selecionados 25 estados e 714 municípios, sendo 15 capitais. Todas as iniciativas farão parte do mapa interativo de experiências, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.  

Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro; 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026; e 127 apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).   

Edital – Realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.  

Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).    

Nesta terça-feira, 29 de julho, o ministério realizará um webinário sobre os próximos passos da seleção. O evento será transmitido pelos canais no YouTube do MEC e do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir das 15h (horário de Brasília).