27 de Julho de 2024

Novidades São Miguel dos Campos melhora desempenho no Ideb

São Miguel dos Campos melhora desempenho no Ideb

Foi divulgado na última semana, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos estados e municípios do país, referente ao ano de 2021. A prova é realizada em um ano e o resultado sai no ano seguinte.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º anos do ensino fundamental I e II e 3ª ano do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

O sistema municipal de ensino de São Miguel dos Campos obteve um bom desempenho no IDEB 2021, mesmo após os dois últimos anos, com a pandemia de Covid-19.

O secretário municipal de Educação, Charles Valença, falou sobre o resultado. “Quero relembrar o grande desafio que a educação de São Miguel dos Campos recebeu em mãos no início dessa gestão: realizar a Prova Saeb após 2 anos pandêmicos com aulas remotas e ainda assim obter bom resultado. Alcançar a meta proposta pelo Governo do Estado era nosso objetivo e o grande desafio. O desafio foi lançado e com muito esforço e trabalho o resultado foi alcançado”, afirmou o secretário.

Todas as escolas conseguiram superar seu índice, em relação a 2019, ou, pelo menos, repetiram o último resultado. Entre elas destaca-se a Escola Luzinete e Lindalva Jatobá, que atingiu a melhor média do município com 6.8 nos anos iniciais.

Em 2017 (sem pandemia) os anos iniciais apresentaram o IDEB de 5.3, em 2021 avançou para 5.8. Já nos anos finais, em 2017 o incide foi 4.2 e em 2021, 5.1.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos que fizeram parte dessa ação tão importante que é a aprendizagem dos alunos: Secretário de Educação, professores, coordenadores pedagógicos,  gestores, articuladores e equipe de formadores da Semed, esses não mediram esforços para promover momentos de aprendizagens significativas com aulões, salas de reforço, atividades de nivelamento, simulados, jogos on-line e maratonas. Todas essas ações  fizeram a diferença nesse processo que levou ao resultado alcançado com sucesso.

“Parabéns a todos os alunos que participaram, se dedicaram a estudar e se prepararam para realizar essa avaliação. Todos com um único objetivo que é estimular e promover uma educação eficaz”, finalizou o secretário Charles.