Quinta-Feira

28 de Março de 2024

Novidades Projeto de alunos miguelenses, MOBILE CONTROLLED HOUSE, é sucesso na Mostra Nacional de Robótica

Educação

Era uma vez dois alunos de escola pública, que se interessaram por robótica, participaram de uma seleção e foram aprovados para frequentar o CEPRI - Centro Educacional de Pesquisa, Robótica e Inovação de São Miguel dos Campos. Projetaram e executaram o protótipo de uma “casa inteligente” que é controlada através de programação e utilização de internet. Sob a orientação do Coordenador do Centro, Prof.º Mcs. Diogo Tiago e co-orientação do Secretário de Educação Charles Valença, o trabalho foi submetido e aprovado para participar da maior mostra de robótica do Brasil que esse ano aconteceu em São Bernardo do Campo, onde o grupo esteve apresentando o trabalho para um público de todas as partes do país.

Essa poderia ser mais uma história bonita que aconteceu em algum lugar bem distante. Ou mesmo de uma grande escola particular ou Instituto Federal de caráter tecnológico. Mas não é! Isso é uma história real, acontecida em São Miguel dos Campos, interior de Alagoas.

Max Clay e Daniel da Silva, ambos alunos do 8º Ano, da Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá, integrantes do grupo de robótica do CEPRI, estiveram em São Bernardo do Campo, explanando seu trabalho e representando a cidade, sendo, inclusive, o único trabalho aprovado do Estado de Alagoas para participar desse evento, que ocorreu no Centro Universitário FEI.

“Eu nunca imaginei que nosso trabalho chegaria tão longe”, afirma o aluno Max. “É uma emoção muito grande estarmos aqui, graças à Mostra de Robótica, andei de avião pela primeira vez e estamos aqui apresentando nosso trabalho”, coloca Daniel.

O Centro Educacional de Pesquisa, Robótica e Inovação já é uma referência no Estado e recebe alunos de todas as escolas municipais e do Instituto Federal para a realização de pesquisas de extensão, experimentos ou mesmo para assistir a shows de ciências.

Com investimento e apoio total da Prefeitura, toda equipe pode usufruir da participação e exposição na MNR, onde foram bem conceituados e tiveram seu projeto muito bem avaliado.