Prefeitura de São Miguel dos Campos

Quarta-Feira

18 de Maio de 2022

Novidades Merenda Escolar: Alimentação nutritiva e saudável aos alunos do Sistema Público de Ensino

Educação

Merenda Escolar: Alimentação nutritiva e saudável aos alunos do Sistema Público de Ensino

O município segue essa garantia do cardápio escolar devidamente seguro, de acordo com as normas do PNAE.

Para brincar, se locomover, pensar, estudar, interagir e aprender, é preciso ter uma alimentação completa e segura, com alimentos fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, como: arroz, feijão, macarrão, raízes, frutas, legumes e verduras; e alimentos ricos em proteínas, como: carnes, frango, ovos, soja e leite; e é assim que é composta a merenda dos alunos do Sistema Público de Ensino de São Miguel dos Campos. Cores e sabores, preparados pelas mãos das merendeiras miguelenses, alimentam todos os dias os mais de 9 mil estudantes das 22 Unidades Educacionais do município.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), formulado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE), garante uma alimentação saudável a todos os alunos do Sistema Público de Ensino.

O município segue essa garantia do cardápio escolar devidamente seguro, de acordo com as normas do PNAE.

O cardápio é elaborado de acordo com a cultura, hábitos e necessidades nutricionais de cada modalidade de ensino. Ele dispõe de diversos e variados alimentos, fornecendo nutrientes importantes para um bom crescimento das crianças, jovens e adultos; garantindo energia para as atividades do dia a dia; e também contribui para o desenvolvimento biopsicossocial e rendimento escolar, e para a formação de hábitos alimentares saudáveis.

A compra dos alimentos é realizada com base em um Censo, que estima o número de alunos, a qual o município também se utiliza para garantir verba do Governo Federal. Com isso, a equipe do Setor de Nutrição, da Secretaria de Educação, prepara o cardápio em cima do quantitativo anual, programando uma alimentação saudável, nutritiva e que agrade o paladar dos estudantes.

A coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Islayne Nogueira, falou sobre o processo das merendas. “O preparo e a distribuição desta alimentação balanceada, passa por condições higiênico-sanitárias adequadas, que atendem aos padrões nutricionais e às formas legais vigentes, para atender da melhor maneira os alunos matriculados no Sistema Municipal de Ensino”, explicou a Nutricionista.

O Secretário Municipal de Educação, Charles Valença, ressaltou a importância de oferecer uma alimentação de qualidade para dar mais dignidade ao aluno miguelense.

“A prioridade da gestão do prefeito George Clemente e do vice Dr. Benildo é oferecer uma merenda de qualidade diariamente, considerando as necessidades nutricionais de cada segmento de ensino. Essa merenda pode ser vista em todas as Unidades de Ensino, que recebem e oferecem os mesmos gêneros alimentícios a todos os alunos. Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido por nossas merendeiras, Setor de Nutrição e Gestores escolares”, concluiu.