Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Ex-estudante de ensino público é aprovado em Universidade renomada no Rio de Janeiro

Educação

O miguelense Jaime Willian, de 19 anos, morador do Hélio Jatobá 3, e que teve grande parte da vida acadêmica estudando em escolas públicas de São Miguel dos Campos, foi aprovado no curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial na Fundação Getúlio Vargas, Universidade renomada do Rio de Janeiro.

Filho da dona de casa Maria Augusta e do ex-trabalhador rural João Carneiro, ele viu nos estudos uma forma de transformação de vida para ele e toda a família, com isso iniciou no universo de competições acadêmicas incentivado pelos professores quando estudava o 6º ano na Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá.

“Participei de suas aulas preparatórias e naquele ano ganhei minha primeira menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP. No ano seguinte, com apoio de outro professor incrível, Marcos Peixoto, consegui minha primeira medalha de Bronze na OBMEP, que foi um grande marco na minha vida. Ao ser premiado com tal medalha tive oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, com uma bolsa mensal de R$100,00 pelo CNPq. Lembro que com essa bolsa consegui comprar uma TV pros meus pais,” comemorou.

Ao longo de seus anos escolares seguiu participando de competições para testar os conhecimentos e diante disso conquistou várias premiações de grande destaque:

1 ouro e 2 menções honrosas na OAM (Olimpíada Alagoana de Matemática);

1 ouro nacional, 2 ouros regionais e 1 prata nacional na OIMSF (Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras);

1 ouro regional, 1 prata nacional, 2 bronzes nacionais, 4 menções honrosas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas);

1 bronze na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática);

1 bronze na OIM (Olimpíada Itabirana de Matemática);

1 prata na OMIF (Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais);

1 ouro e 1 prata na Mandacaru de Matemática;

1 ouro e 1 prata na Olimpíada Canguru de Matemática.

Foi através do estudo que inclusive ele teve a oportunidade de sair de Alagoas e viajar de avião pela primeira vez, a convite do professor Krerley Oliveira da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que conheceu Jaime após ele conquistar a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), e o convidou para participar do Programa de Seleção de Talentos que aconteceu em janeiro de 2023 no Rio de Janeiro.

“Naquela semana despertei o interesse pelo curso de ciência de dados e a FGV se tornou minha principal opção de faculdade. Tive a certeza do curso que queria no meio do ano, quando participei do Evento de Seleção de Talentos da FGV em junho, sediado em Maceió. Durante a segunda metade do ano, participei de aulas preparatórias para o vestibular da FGV, junto com outros alunos do Novo Ensino Suplementar, aulas que foram ministradas pelo professor Henrique Caldas. No final de dezembro saiu o resultado do vestibular, onde passei na segunda chamada.”

Agora Jaime está prestes a iniciar o ano letivo de 2024 ingressando na FGV, continuando a galgar passos para seu progresso pessoal e da família, seguindo a levar o nome da educação de São Miguel dos Campos ainda mais longe, e com isso a inspirar novas histórias de jovens que saíram de realidades difíceis e conseguiram êxito na vida através dos estudos.