15 de Junho de 2024

Novidades Educação lança o Centro do Futuro para trabalhar a recomposição da aprendizagem

Educação lança o Centro do Futuro para trabalhar a recomposição da aprendizagem

Até os dias atuais ainda temos resquícios da pandemia da COVID-19, que além de grandes perdas de pessoas, perdemos também em aprendizagem e socialização. O isolamento afastou pessoas e as aulas remotas não foram totalmente aproveitadas por vários estudantes que não se adaptaram e esse modelo emergente de ensino.

Após avaliações diagnósticas realizadas pelas equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, ficou constatado o grau de deficiência na aprendizagem, causada por tal afastamento da criança da escola.

Por sua vez, o trabalho acerca desses dados, resultou na organização de um espaço onde essas crianças fossem instigadas a recuperar a “aprendizagem não concretizada”, através de diversas atividades pedagógicas, esportivas e culturais, para além de atrair, fomentar o gosto pelos estudos.

Assim nasceu o Centro do Futuro, local destinado para o a “recomposição da aprendizagem”, onde alunos dos 4ºs e 8ºs Anos, devidamente matriculados no Sistema Municipal de Ensino estariam no contraturno participando dessas atividades.

A recomposição de aprendizagens surge como uma resposta aos impactos causados pela pandemia da Covid-19 e tem como objetivo impulsionar o processo de ensino e aprendizagem considerando estudantes em diferentes níveis de aprendizagem.

Sendo assim, após sondagens e detectados os níveis de aprendizagem dos alunos, foram projetadas as atividades diversas para que esses estudantes possam recompor a sua aprendizagem, não apenas revendo conteúdos, mas também tendo a garantia de que irão conseguir desenvolver habilidades que não foram totalmente alcançadas durante o período de pandemia.

A educação Miguelense continua avaliando, diagnosticando e buscando meios para reaver quaisquer perdas que ainda restam aos estudantes, agindo de maneira resoluta para que o futuro seja sempre o melhor para todos, pois somente através da educação pode-se mudar as pessoas e o mundo.