Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Educação Especial miguelense ganha investimentos e novos projetos

Educação Especial miguelense ganha investimentos e novos projetos

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima-se que há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil. A população total no país é de 200 milhões de habitantes, o que significa que 1% da população estaria no espectro.

Em São Miguel dos Campos, os índices estão proporcionais aos nacionais. Com base nesses dados, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está implantando o curso de ABA - Análise do Comportamento Aplicada - que consiste em técnicas mais consagradas e eficientes para a compreensão, tratamento e desenvolvimento de crianças com autismo. São abordagens psicológicas, onde a criança aprende de uma forma natural e aplicada à sua realidade, através de brincadeiras e jogos.

Trabalhar de forma direta com as tentativas de inclusão de pessoas com deficiência não é uma tarefa fácil, na verdade é algo bem dinâmico e na maioria das vezes a impressão é que tem 100% de casos, a mil por hora. “Muito já se fez pela educação inclusiva neste município isso é fato, mas a frase ‘nunca se fez tanto’, nesta área, é bem real nesta gestão”, expressou Emiliana França, coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação.

Desde março de 2022, iniciou-se um trabalho de reestruturação do Atendimento Educacional Especializado, o AEE. Foram unificadas e reestruturada toda parte de documentação específica para este trabalho. Além das ações vivenciadas nas escolas, a equipe buscou levar para as ruas este trabalho. Ações evidenciando a Síndrome de Down, e também a I caminhada do Autismo, tentaram buscar na sociedade a parceria para o dia a dia de todos que convivem com as diferenças.

Para dar continuidade a todo esse trabalho, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, fez a aquisição de um curso para aprimorar ainda mais esse trabalho que vem sendo realizado com tanto afinco.

A visão empreendedora do atual secretário de Educação, Álvaro Leiva, mostra que todos são capazes de avançar e ir ainda mais longe. “No serviço público, podemos sim, ofertar e receber o melhor. E pensando dessa forma, estamos ofertando esse curso gratuitamente para os professores do AEE e alguns profissionais de apoio”, afirmou o secretário.

A educação especial é um importante instrumento para reduzir desigualdades e barreiras que atrapalham o desenvolvimento educacional e social de pessoas com alguma deficiência ou alta habilidade, “as ações educacionais estão sempre voltadas para minimizar ou mesmo sanar essas atitudes e barreiras, vencendo cada obstáculo e superando cada dificuldade”, frisou o prefeito George Clemente, que não tem medido esforços para trazer educação de qualidade para todos, de maneira igualitária e buscando equidade para todos.