Terça-Feira

16 de Abril de 2024

Novidades Educação de São Miguel dos Campos lança plataforma de Jogos Educativos e Olimpíada de Matemática

Educação

A Educação Pública, de modo geral, é sempre apontada com índices insatisfatórios e negativos. São números desanimadores que vêm se arrastando por anos e sempre caem na mesma resposta de que a estrutura educacional brasileira é de baixa qualidade.

Ao assumir a pasta da Secretaria de Educação, foi confirmado que na cidade de São Miguel dos Campos não estava diferente da situação Nacional, mas ao invés de aceitar a mesmice, a equipe decidiu unir forças e começar a buscar novos mecanismos para mudar essa realidade.

Sabe-se que os melhores resultados encontrados em escolas nacionais e internacionais são obtidos através de investimentos em duas áreas prolíferas e de grande crescimento neste segmento: tecnologias e olimpíadas.

Com base nisso, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizaram pesquisas, concretizaram parcerias e construíram duas grandes novidades na Educação Pública Municipal: a plataforma SEMED PLAY e a Olimpíada Miguelense de Matemática (OMM).

A plataforma SEMED PLAY é um Projeto idealizado pelo professor de matemática e o técnico do Núcleo de formação da Secretaria Municipal de Educação, Edmildo Duarte, um grande entusiasta do uso das ferramentas tecnológicas no fazer educacional, então, unindo o útil ao agradável, criou uma plataforma de jogos educativos para incentivar a aprendizagem lúdica dos alunos, a princípio em Matemática, sendo acrescido depois Língua Portuguesa e agora a plataforma já contempla todas as disciplinas e todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Essa plataforma é exclusiva para uso dos estudantes das Escolas Públicas do município e passará periodicamente por melhorias, principalmente no tocante ao nível das questões, animação e layout. Outro diferencial dessa plataforma é que os professores cadastrados recebem instantaneamente relatórios contendo dados de acessos, acertos e erros dos alunos para que monitorem e direcionem novos desafios.

A outra novidade é a criação de uma Olimpíada de Matemática, genuinamente Miguelense, idealizada e construída pelo professor e doutorando em Matemática, Vítor Alves. Toda logística de aplicação, tabulações análise de resultados já está pronta para ser colocada em prática. A Olimpíada Miguelense de Matemática tem o apoio e a supervisão do criador da Olimpíada alagoana de Matemática (onde alunos miguelenses já obtiveram resultados positivos), o professor substituto da UFAL, Alan Pereira e do Diretor do Instituto de Matemática da UFAL, Professor Doutor Isnaldo Barbosa.

Com data agendada no calendário letivo anual, a OMM pretende fomentar ainda mais o gosto pela aprendizagem e pela aplicabilidade da Matemática nos estudantes do sistema de Ensino Municipal de São Miguel dos Campos.

E é claro, nada disso seria possível sem o apoio incondicional da Prefeitura, através do prefeito George Clemente e do vice-Prefeito Dr. Benildo Chagas, bem como do secretário de Educação, Charles Valença, que não mede esforços para implantar o que há de melhor na área educacional, visando a concretização do ensino e da aprendizagem dos alunos.