Terça-Feira

07 de Maio de 2024

Novidades Educação de Jovens e Adultos é regulamentada e terá formação profissional

Educação de Jovens e Adultos é regulamentada e terá formação profissional

Após a II Audiência Pública da Educação de Jovens e Adultos – EJA ser realizada pelo COMED – Conselho Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Educação, a modalidade de ensino e componente constitutivo da Educação Básica foi, finalmente, regulamentada na gestão do Prefeito George Clemente e Dr. Benildo Chagas.

Jovens e Adultos que não completaram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada, poderão ter sua formação garantida com uma matriz curricular legal e ainda com direito à formação profissional.

A proposta curricular da EJA, respaldada pela nova resolução de 2021 do Conselho Nacional de Educação, certifica e valida as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos. Sendo assim, os alunos matriculados na EJA das Escolas do Sistema de Ensino poderão concluir o Ensino Fundamental em quatro anos, incluindo neste currículo a formação profissionalizante.

Serão novas oportunidades para mudança e qualidade de vida que a gestão estará proporcionando à população miguelense, como promoção de um futuro melhor, pois com a qualificação profissional serão mais oportunidades de emprego e renda para esses estudantes.

Colocando como prioridade a contextualização da realidade do educando da EJA, a utilização de estratégias que sejam condizentes com os interesses e necessidades dos alunos “haverá também um grande investimento na formação de professores desta modalidade, bem como em parcerias para concretizar os cursos profissionalizantes”, afirma Charles Valença, secretário de Educação.

Como ação efetiva para concretizar este grande passo na Educação do município, que é a regulamentação do ensino da EJA, acontecerá uma Feira que apresentará para toda a comunidade os cursos profissionalizantes que a Secretaria de Educação estará ofertando para seus alunos, os quais serão: Alimentação Escolar e Cozinha Básica; Mecânica de motos; Cosmética e Estética; Fabricação de doces, salgados e sobremesas especiais; Informática básica e manutenção de computadores; Eletricista predial; Auxiliar administrativo; e recepcionista; com realização de pré-matrícula no local do evento.