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Educação conquista Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização do MEC

Na última terça-feira, 19 de novembro, o município de São Miguel dos Campos foi contemplado com o Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) para os municípios que desenvolveram ações inovadoras e competentes para alfabetizar suas crianças até o final do 2º ano.

Esse mérito deve-se a uma gestão que acredita no poder transformador da educação e entende que a alfabetização é um direito humano. Todo trabalho desenvolvido foi apoiado pelo prefeito George Clemente que acredita no poder transformador da educação e orquestrado pelo secretário Álvaro Leiva.

São Miguel dos Campos aderiu ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para desenvolver ações que garantam o direito à alfabetização das crianças, cujo objetivo é alfabetizar 100% delas até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação. O Programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens com foco na alfabetização dos estudantes matriculados no 3º, 4º e 5º ano.

“A alfabetização é muito mais do que aprender a ler e escrever; ela é a base para o desenvolvimento pessoal e social de pessoas e sociedades. É por meio dela que as pessoas têm acesso ao conhecimento, ampliam suas possibilidades de comunicação e podem exercer plenamente sua cidadania”, declarou o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva.

No Art. 205 da Constituição Brasileira, diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


PROGRAMA COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA 

Desenhado de forma colaborativa entre representantes dos estados e municípios, o Programa está sistematizado em cinco eixos: Gestão e governança, Formação, Infraestrutura física e pedagógica, Reconhecimento de boas práticas e Sistemas de Avaliação. 

A adesão da instituição à Criança Alfabetizada se estabelece, principalmente, pela sua convergência com as bases epistemológicas do Programa, sobretudo, no que se refere à formação continuada dos professores e à alfabetização. 

As premissas do Criança Alfabetizada estão pautadas na compreensão social e multidimensional da alfabetização, concebida como um processo crítico e construtivo, necessitando de diálogos diversos com comunidades, territórios e cultura que precisam estar contemplados no processo de Alfabetização. 

O Programa é desenvolvido nas oito unidades escolares de Anos Iniciais do município que conta com o apoio da 2ª GEE (Gerência Especial de Educação).

São ofertadas em Regime de Colaboração pelo governo do estado as formações para as articuladoras municipais e multiplicadas, que por sua vez replicam para as professoras de 1º e 2º ano. Essas formações objetivam fortalecer a parceria entre Estado e Município na perspectiva de garantir os direitos de aprendizagens das crianças do município.

O acervo literário e o material complementar da Coleção Veredas além do recurso federal para os Cantinhos de Leitura para todas as salas de aula dos 1ºs e 2ºs anos contribuem para formar leitores competentes. Esse trabalho é acompanhado e monitorado pela articuladora de gestão e formação RENALFA (Rede Nacional de Alfabetização) Marisa Lima.

A Secretaria Municipal de Educação, através da criação do programa próprio de alfabetização (PAP) Programa de Alfabetização Plena, subsidia assistentes de alfabetização para auxiliar as professoras alfabetizadoras no processo de alfabetização e letramento, como também garante o material didático-pedagógico que dar suporte as propostas de atividades desenvolvidas nas unidades escolares. 

Em parceria com entes estaduais e federais o município tem avançado significativamente nas duas últimas edições da fluência leitora e nos resultados das avaliações CNCA realizadas em âmbito nacional.

O resultado mais recente dá conta que 74% das crianças miguelenses já estão alfabetizadas quando em 2022, apenas 9% liam fluentemente.