13 de Julho de 2024

Novidades Alunos miguelenses apresentarão trabalho de robótica em São Paulo

Alunos miguelenses apresentarão trabalho de robótica em São Paulo

“Educação Miguelense: nunca se fez tanto em tão pouco tempo” é o slogan utilizado pela Secretaria de Educação de São Miguel dos Campos e é algo que se pode realmente validar. O fazer educacional vem ganhando notoriedade nacional por seus feitos inéditos. Dessa vez, a conquista foi alcançada pelos alunos Daniel da Silva Rodrigues e Max Clay da Silva, autores do trabalho intitulado MOBILE CONTROLLED HOUSE, submetido à MNR – 2022.

A Mostra Nacional de Robótica – MNR – 2022 é a maior mostra de robótica do país para a submissão de trabalhos que valoriza o conhecimento interdisciplinar e integrado, ou seja, trabalhos relacionados a robótica aplicada a diversas áreas do conhecimento.

Os alunos supracitados são da Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá, e integram o grupo de robótica do CEPRI – Centro Educacional de Pesquisa, Robótica e Inovação da SEMED, e tiveram como orientador o professor MSc. Diogo Tiago e co-orientador Charles Valença. Os quatro estarão na mostra presencial, demonstrando a prática do seu trabalho, de 17 até 22 de outubro de 2022, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

O MOBILE CONTROLLED HOUSE é um protótipo de casa controlado por celular e é exatamente isso que Daniel e Max Clay apresentarão: o projeto de uma casa controlada através de telefone celular conectado à uma rede Wi-Fi, que mesmo à distância é possível desligar / ligar luzes e eletrodomésticos, monitorar a umidade do solo do jardim, ligar a irrigação de plantas e monitorar o funcionamento da irrigação.

É isso mesmo, uma cidade do interior de Alagoas estará apresentando seu trabalho na MNR - 2022, em São Paulo, representada por alunos e professores de escolas públicas. É mais um feito inédito na história da Educação de São Miguel dos Campos.