Sexta-Feira

19 de Abril de 2024

Novidades Aluna miguelense é premiada em concurso do Ministério Público

Aluna miguelense é premiada em concurso do Ministério Público

Foram quase 15 mil inscritos em nível nacional, e a aluna da Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, de São Miguel dos Campos, alcançou o 3º lugar no Estado de Alagoas, sendo premiada na categoria “Conto”, no concurso realizado pelo Ministério Público do Trabalho, o “MPT NAS ESCOLAS”.

Com as temáticas “trabalho infantil” e “aprendizagem profissional de adolescentes”, a narrativa que a aluna escreveu sobre o assunto chamou a atenção dos organizadores.

“João era um menino assustado e cansado, que não tinha acesso à escola”… assim começa o conto escrito pela estudante Kemilly Lorranner, do 7º ano do Ensino Fundamental. Sob a tutoria da professora de Língua Portuguesa, Benedita Betânia, e acompanhamento da equipe gestora da escola e da coordenadora dos Anos Finais da Semed, Irineide Ferreira, esse texto foi o escolhido, colocando o município no ranking da premiação.

O texto original e produzido pela aluna retrata a saga de uma criança que é explorada pelos familiares para ajudar no sustento dos mesmos, caracterizando tipicamente o trabalho infantil e o afastamento da escola. Todavia, o menino João não desiste de adquirir aprendizagens escolares e alcança êxito na vida profissional através da parceria estabelecida entre a educação e programas educacionais voltados para o protagonismo juvenil com a introdução legal ao mercado de trabalho.

“Hoje, João é médico dedicado e reconhecido”, assim, Kemilly finaliza seu texto mostrando que uma Educação feita com seriedade e responsabilidade social pode sim transformar a vida das pessoas e do mundo.

E foi também de maneira feliz, por ter alcançado êxito, que uma comitiva da Escola Iramilton esteve no Teatro Deodoro, em Maceió, para encenar essa história e receber a premiação destinada à aluna. Na ocasião, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, o secretário de Educação, Álvaro Leiva, a Equipe Gestora da Escola e Técnicos da Semed, acompanharam esse desfecho e orgulhosamente subiram ao palco para receber a homenagem.

“Receber esse prêmio mostra o quanto estamos no caminho certo quando investimos em Educação, pois ela é o melhor caminho para ajudarmos as pessoas a transformarem suas vidas”, afirmou o prefeito.