Prefeitura de São Miguel dos Campos

Terça-Feira

28 de Maio de 2024

Acessibilidade Visual

Novidades Secult realiza exposição com peças originais no Dia Nacional dos Povos Indígenas

Cultura

Secult realiza exposição com peças originais no Dia Nacional dos Povos Indígenas

Com dezenas de artefatos produzidos artesanalmente por indígena de etnia Xucuru-Kariri, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou a abertura da exposição nesta quarta-feira (19).

Na conhecida “terra dos Caetés”, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou a abertura da exposição, “Indígenas: os primeiros povos do Brasil”, nesta quarta-feira (19). É um marco para o município de São Miguel dos Campos, que recebe dezenas de peças originais de povos indígenas do município de Palmeira dos Índios (AL).

Entre cocares, tiaras de penas de arara, colares, xanducas, lanças, arcos, vestimentas, macarás, entre outros objetos de produção artesanal, a exposição reúne um rico e grande acervo que permanecerá até o mês de junho.

O secretário da Secult, André Vieira, parabeniza e ressalta a importância dos povos originários. “Eu fico muito feliz por trazer ao lugar que foi habitado pelos indígenas Caetés, homens e mulheres valentes que defenderam suas terras, consequentemente, nossa região, e que devem ser lembrados através do resgate da memória. Esse é um importante passo que a Secult está firmando, trazendo o contato entre sociedade e ancestralidade”.

Durante a abertura, a Casa da Cultura, local onde está sediando a exposição, recebeu a presença do representante da aldeia Xucuru-Kariri e ceramista, Lucas Yguaratã, que beneficiou dezenas de crianças e jovens com explicações sobre a realidade e vivências da aldeia.

Na última sexta-feira (14), o secretário André Vieira e a equipe técnica visitaram o indígena Bamba, em Palmeira dos índios, para conhecer a aldeia e estabelecimentos que residem os povos de etnia Xucuru-Kariri. O encontro foi marcado de acolhimento e debates sobre o dia a dia na região.