Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Secult fomenta arte do Crochê em São Miguel dos Campos e torna destaque no município

Cultura

No Dia Internacional do Crochê, nesta terça-feira (12), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de São Miguel dos Campos, através de ações, torna o crochê como artesanato de maior relevância comercial e promove aumento no número de artesãos.

O artesanato tornou-se a maior fonte de renda em cidades interioranas de Alagoas, devido sua alta capacidade de inovação e facilidade de transmissão, assim é feito com a arte do crochê em São Miguel dos Campos. Apenas em 2023, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), houve formalizações da categoria através da Carteira Nacional do Artesão, além de cursos de crochê e formação do primeiro Grupo Produtivo Crochê Kaeté.

Essa atividade de predominância feminina possibilita dezenas de mulheres se inserirem em uma segunda atividade como geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato no município.

Através dos cursos, as habilidades inatas se unem com a vontade de finalizar um belo crochê.

​Todo esse movimento facilitou a iniciativa de uni-las para formar o 1º grupo produtivo de mulheres do crochê, chamado “Crochê Kaeté”, que se tornou possível por meio da Secult em parceria com o Sebrae, agregando consultorias e capacitações para o crescimento do grupo.

​O secretário Municipal de Cultura, André Vieira, explica que a gestão tem o comprometimento em firmar parcerias que contribuam na valorização e crescimento do mercado, bem como, facilitar o trabalho de centenas de munícipes que retiram sua renda por meio do feito à mão.

​“São anos de espera desses artesãos pela valorização do poder público. Recebemos diariamente mulheres e homens que buscam nossa Secretaria como facilitador de crescimento do trabalho com o artesanato, seja com a nosso programa ‘Arte à Mão’ ou através de cursos e capacitações que atribuímos no município. Nunca se fez tanto pelo artesanato em São Miguel dos Campos!”, afirmou o secretário.

Nesta terça-feira (12), é comemorado internacionalmente o Dia do Crochê, possibilitando lembrar a importância do trabalho artesanal e suas diversas oportunidades criativas, econômicas e social no mundo.