19 de Abril de 2024

Novidades Prêmio e lançamento de Hotsite marcam “Semana da Cultura”

Prêmio e lançamento de Hotsite marcam “Semana da Cultura”

Para homenagear artistas e personalidades que contribuíram significativamente a São Miguel dos Campos, e fazendo parte da “Semana da Cultura”, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou na noite desta quarta-feira (23), a entrega do prêmio Destaque da Cultura Miguelense 2022, que leva o nome do ilustre escritor e poeta miguelense Ernande Bezerra de Moura.

Ele, que prestou nos últimos 30 anos as mais relevantes atribuições acadêmicas literárias para a cultura do município, propagando a história e enredos.

O prefeito George Clemente também foi homenageado. Receberam a premiação, a deputada estadual Fátima Canuto - por seu apoio à cultura miguelense - e os artistas: Janiel Rodrigues (“Bebezão”); Luiz Carlos Paranhos; Wellbert Teles; e Williams Santos.

“Esta grande solenidade de entrega do Prêmio Destaque da Cultura 2022 e do lançamento do Hotsite da Cultura Miguelense são dois grandes momentos que a Prefeitura de São Miguel dos Campos, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, está efetivando a fim de engajar, promover e incentivar artistas e personalidades que marcaram nossa cultura e engrandeceram o nosso município”, afirmou o prefeito.

O secretário de Cultura, André Vieira, realizou a entrega da placa simbólica aos homenageados e os troféus aos premiados.

“A Cultura vive, sem sombra de dúvidas, um novo tempo, e tudo isso parte da sensibilidade e do olhar sensível de um cara apaixonado pela cultura que é o nosso prefeito George Clemente, prova disso é a revitalização dos nossos equipamentos que, em menos de um ano, já foram restaurados, para que os colaboradores, os populares, alunos, e turistas tenham dignidade ao visitarem os nossos espaços: a Casa da Cultura, o Anexo Cultural e a Biblioteca. Muito Obrigado, prefeito, por se incomodar e tornar a nossa cultura ainda mais viva e mais forte”, declarou o secretário.

“É uma enorme alegria, que hoje, de forma inédita estamos entregando o troféu para incentivadores da cultura miguelense. Esses fazedores de cultura que tanto contribuem em diversas áreas, e para o enriquecimento da arte, seja ela em qual segmento for”, disse o diretor da Casa da Cultura, Glayton Oliveira.

Dando sequência, os colaboradores da Secult, Lane Silva e Flávio dos Anjos apresentaram um breve recital que abrilhantou a noite.

HOTSITE DA CULTURA

Além da premiação, também ocorreu o lançamento do Hotsite, marca o município como o primeiro a desempenhar uma tipologia de Wikipedia digital. A partir de agora, alunos, pesquisadores, visitantes, munícipes e demais brasileiros poderão conhecer a história, arte e cultura da chamada "terra dos caetés".

O novo equipamento digital trará conteúdos como história de Alagoas e de São Miguel dos Campos, acervo fotográfico, personalidades, patrimônio, entre tantos outros temas que auxiliará como arquivos de memória da terra e do povo miguelense.