Quinta-Feira

25 de Abril de 2024

Novidades Livro “Da terra, o barro. Da arte, a vida”, da miguelense Marta Moura será lançado nesta quinta-feira (19), em São Miguel dos Campos

Cultura

Com o objetivo de levar o universo da cerâmica e do trabalho do mestre João das Alagoas a locais com diferentes formatos para que todos possam conhecer ainda mais as riquezas alagoanas, a jornalista e escritora Marta Moura, lançará nesta quinta-feira, 19 maio, seu segundo livro "Da terra, o barro. Da arte, a vida", na Casa da Cultura de São Miguel dos Campos, às 10h.

A obra foi construída durante o Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (SOTEPP - UNIT/AL), e visa o resgate do saber e fazer do Mestre Artesão e Patrimônio Vivo do Estado, João Carlos da Silva, popularmente conhecido como João das Alagoas.

Uma exposição fotográfica da jornalista já está sendo exibida na Casa da Cultura, fazendo parte da programação da 20 Semana Nacional de Museus.

A Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Cultura, está apoiando o lançamento e a exposição.

A escritora e jornalista Marta Moura falou sobre o momento. “Agradeço a quem vem prestigiando meu trabalho e, com certeza, tudo isso, vem me impulsionando a ir além. Espero todos no lançamento deste trabalho, dia 19 de maio, na Casa da Cultura de São Miguel dos Campos”, convidou.

Semana Nacional de Museus - 20 anos

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

O Poder dos Museus não é um dado, é uma construção. É uma potência em devir. É um devir museal.