Quarta-Feira

01 de Maio de 2024

Novidades Com homenagem à “Nair da Bertina”, a Mostra Miguelense da Cultura Popular foi realizada

Cultura

Em comemoração ao Dia do Folclore (22 de agosto), a Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu nesta segunda-feira (23), a Mostra Miguelense da Cultura Popular, nas escadarias na Praça da Matriz.

O evento contou com apresentações culturais e musicais, manifestações folclóricas e muita animação. A banda Maestro Bráulio Pimentel que hoje é Comandada pelo Maestro Carlos Sandes Paranhos abriu a noite. Na sequência, a artista Nayna Santana cantou grandes sucessos da MPB. O bumba meu boi e o grupo Sanambys Smnation fizeram apresentações que empolgaram o público. Fechando a noite, o grupo das Taieiras empolgou e emocionou os presentes.

Para finalizar o evento, o prefeito George Clemente entregou a praça Nair da Rocha Vieira revitalizada, e com o busto, da grande folclorista e personalidade que ela foi: “Nair da Bertina”, a Mestra das Taieiras de São Miguel dos Campos; será, a partir de agora, eternizada na história do município.

O secretário municipal de Cultura, André Vieira, falou sobre o momento. “Estamos aqui para homenagear, celebrar e expressar a nossa identidade cultural. Nossa grande homenageada, Dona Nair da Bertina, é uma baluarte da nossa cultura miguelense e seu legado é eterno. Porquê um povo sem cultura, é um povo sem história. E um povo sem história é um povo sem identidade”, frisou.

“Hoje, a nossa cultura tem vez, voz, e cor. Nair da Bertina era uma mulher guerreira, negra, forte e que vivia com amor. Amor aos seus semelhantes e amor à arte. Por isso, ela merece todas as homenagens”, afirmou o prefeito George Clemente.

A família de Nair da Rocha Vieira foi representada por seus netos Iran e Iniran Dantas, que agradeceram a homenagem à sua avó e parabenizaram o prefeito pelo ato. A atual Mestra das Taieiras miguelenses, Ana Paula, também agradeceu pelo reconhecimento ao grupo de Taieiras e à eterna Mestra.

Estiveram presentes na Mostra, vereadores, secretários e servidores municipais e populares.

NAIR DA ROCHA VIEIRA

Nair da Rocha Vieira, mulher negra, à frente do seu tempo, nasceu em 6 de junho de 1913. Filha de Albertina Andrade de Mendonça, ela seguiu o legado de sua mãe na Taieira. Considerada por Theo  Brandão como a Mestra oficial das Taieiras em Alagoas,  ela ficou imortalizada nos textos do grande folclorista alagoano. Faleceu em 16 de junho de 1992.