Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades Banda de Música Maestro Braulio participou dos 200 anos de Independência da Bahia

Cultura

No último domingo, 2 de julho, dia da Independência do Brasil na Bahia, foi realizado o 32° Encontro de Filarmônicas comemorando 200 anos da conquista. E, pela primeira vez, a Banda de Música Maestro Bráulio Pimentel, de São Miguel dos Campos, participou do evento.

O evento reuniu mais 5 filarmônicas, em frente ao Monumento Dois de Julho, no Campo Grande, que tocaram juntas o Hino ao 2 de Julho, sob a regência do maestro Fred Dantas. As demais filarmônicas participantes foram as seguintes: Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador, Filarmônica João Mendes de Almeida, de Canarana, Filarmônica Lyra dos Artistas, de Santo Amaro da Purificação, União dos Ferroviários Bonfinenses, de Senhor do Bonfim, Oficina de Frevos e Dobrados, de Salvador, com participação especial da soprano Irma Ferreira.

O maestro da Banda, Maestro Luiz Carlos Paranhos, falou sobre a participação no evento. “É uma enorme satisfação e alegria fazer parte deste momento. Um reconhecimento incrível e a prova do nosso trabalho constante. Agradeço ao prefeito George Clemente, e ao secretário André Vieira por acreditarem no nosso trabalho”, destacou.

Desde 2021, a Banda vem recebendo mais investimentos, como um novo local para ensaios, no Anexo Cultural Douglas Apratto Tenório, que abriga a Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes, além de novos fardamentos e instrumentos.

A Banda de Música Maestro Braúlio Pimentel vem se apresentando em diversas ocasiões, como do 1º Encontro de Bandas de Música e Filarmônicas, realizado na cidade de Paulo Afonso (BA), contando com diversos grupos dos Estados de Alagoas e Bahia, em dezembro de 2022.

O secretário Municipal de Cultura, André Vieira, ressaltou a importância do fomento e contribuições que a gestão vem fazendo em prol da arte e cultura miguelense. “Ficamos muito felizes com eventos como este que reúnem diversos músicos talentosos, além disso, reconhecendo o trabalho do maestro Luiz Carlos Sandes Paranhos e toda sua equipe que, com certeza, abrilhantou essa comemoração de 200 anos da Independência do povo baiano”, frisou.

A banda de música Maestro Bráulio Pimentel teve sua função reconhecida em 15 de janeiro de 2004 e recebeu o nome do grande músico e compositor. Mantida pela Secretaria Municipal de Cultura, atualmente, possui 45 integrantes.