Segunda-Feira

29 de Abril de 2024

Novidades 21ª Semana de Museus atraiu mais de mil pessoas

21ª Semana de Museus atraiu mais de mil pessoas

Durante a última semana, de 15 a 20 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura, de São Miguel dos Campos, promoveu a 21ª Semana Nacional de Museus, na Casa da Cultura e Museu Fernando Lopes. O evento, que é proposto pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM), contou com uma grande programação que atraiu mais de mil visitantes.

Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, a Semana buscou ressaltar o papel fundamental do Museu Fernando Lopes na contribuição para o bem-estar e bem viver, além da sua importância como espaço que promove a consciência, o fortalecimento da identidade e da participação cidadã.

Várias atividades e ações foram realizadas, como: Passeio ecológico, oficinas artísticas e culturais, exibições de filmes, festival de música, lançamento de livro, contação de histórias, espetáculos teatrais, visitas e apresentações musicais dos alunos concluintes dos cursos de violão popular e flauta doce. Diariamente, centenas de turistas, estudantes e populares participaram da programação.

O secretário de Cultura, André Vieira, falou sobre o evento. “Todos os anos realizamos a Semana Nacional de Museus com muita criatividade e dinamismo na programação, e este ano não poderia ser diferente. Esse evento, ao possibilitar uma grande movimentação no Museu Fernando Lopes, evidencia para a sociedade o quão dinâmico e importante é este equipamento cultural para o fortalecimento da nossa identidade”, enfatizou.

A noite de quarta-feira (17), foi de grande agitação, com a realização da 1ª edição do Festival de Música - categoria amador, que premiou os candidatos com troféus e prêmios em dinheiro para incentivar e valorizar aqueles que almejam valorização e crescimento da carreira como cantor. Para finalizar a Semana de Museus, na tarde de sábado, 20 de maio, houve a visita do deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy, e de pessoas que o acompanhavam.