Prefeitura de São Miguel dos Campos

Terça-Feira

23 de Abril de 2024

Acessibilidade Visual

Novidades Programa Pecuária Mais Brasil reúne pequenos produtores é lançado

Agricultura

Programa Pecuária Mais Brasil reúne pequenos produtores é lançado

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de São Miguel dos Campos em parceria com a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) lançou nesta terça-feira (23), o Programa mais Pecuária Brasil, onde os pequenos produtores serão contemplados com a tecnologia mais importante na reprodução de bovinos no mundo. 

A inseminação artificial, que é a técnica que consiste na deposição mecânica do sêmen no aparelho reprodutor da fêmea onde ocorrerá a junção do espermatozóide com o ovócito promovendo o desenvolvimento do bezerro que ocorre de maneira natural sem a interferência humana.  

A inseminação artificial apresenta muitas vantagens, uma delas é o melhoramento do patrimônio genético em menor tempo e por menor custo, por meio do uso de sêmen de reprodutores comprovadamente superiores na produção de carne e de leite; elimina a transmissão de doenças infecciosas; evita eventuais acidentes com a equipe, já que na monta requer o manejo com os animais; e o uso de sêmen de reprodutores que já morreram, dentre outros benefícios.

O Programa Mais Pecuária Brasil não atenderá apenas os produtores de gado de corte e de leite, mas também quem pretende iniciar a criação.  O Programa tem duração de quatro (4) anos e pretende-se realizar 2400 prenhez até o final do programa, uma quantidade bem expressiva contribuindo para o crescimento socioeconômico do município.

Para produção de gado de corte, estão disponíveis o sêmen da raça Nelore e Sindi. Já para a produção de leite, há o sêmen da raça Sindi, Gir, Girolando, Jersey e Holandês oferendo mais opções, porém a seleção da raça dependerá do clima da região e do manejo que o produtor pode oferecer para obter os resultados desejados.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Washington Digleison, “A Pecuária é uma das atividades mais importantes do Brasil e a produção em pequena escala é importante para o abastecimento do mercado interno e de sua subsistência”, disse. 

O secretário de Agricultura, Nailton Cavalcante também falou sobre o Programa. ”Com a implantação do Mais Pecuário Brasil, o segmento agrofamiliar tem muito o que comemorar, pois serão beneficiados com a biotecnologia que mudará a qualidade reprodutiva do rebanho, com geração de emprego e renda para as famílias miguelenses dos pequenos produtores”, frisou. 

O engenheiro Washington finalizou seu discurso. “A adoção de tecnologia na pecuária brasileira tem proporcionado a modernização com incremento tanto na produção de carne quanto na produção de leite, além de desenvolver a cadeia produtiva, fortalecendo a economia do nosso município”, concluiu.