São Miguel dos Campos - Alagoas

Plano intersetorial pela educação de São Miguel dos Campos/AL 2018-2020

Publicação 06/12/2017

imagem O Plano Intersetorial pela Educação de São Miguel dos Campos 2018-2020 é resultado de um amplo processo de planejamento que envolveu o Prefeito Pedro Ricardo Jatobá, secretários, técnicos e representantes do Fórum Municipal de Educação, entre eles, professores, gestores, estudantes, pais, conselheiros de direitos, representantes de instituições de ensino públicas e privadas, organizações parceiras e sociedade civil.

O Plano, previsto nas Leis Municipais n. 1.442 e n. 1.443, foi elaborado a partir de um diagnóstico da situação das crianças, adolescentes e jovens que vivem em São Miguel dos Campos/AL, observando, principalmente, os desafios e as prioridades que envolvem esse público. A partir de uma versão preliminar, elaborada pelos secretários e equipe técnica, o documento passou por um processo de consulta pública com apresentações, espaços para colaboração e avaliações específicas por órgãos especializados, como o Conselho Municipal de Educação (COMED), envolvendo aproximadamente XXX pessoas.

Fruto de um trabalho criterioso, o Plano tem 17 desafios, 01 objetivo geral, 18 objetivos específicos e 38 metas para serem alcançadas até o final de 2020. Algumas ações também foram pensadas, e a elas foram somadas novas sugestões, entretanto, a proposta é construir, ano a ano, planos de ação, por meio da participação social, que garantam o alcance das metas previstas. Para esse trabalho ter mais efetividade e impacto, as ações de educação se articulam com programas e projetos de saúde, assistência social, direitos humanos, esporte, cultura, segurança, comunicação, infraestrutura e meio ambiente.

Precisamos do seu apoio para conquistar os avanços necessários para melhoria da educação em nosso município e da qualidade de vida das nossas crianças, adolescentes e jovens!

Plano Intersetorial pela Melhoria da Educação de São Miguel dos Campos Objetivo Geral:

Promover uma educação integral, inclusiva e de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens miguelenses, que gere pertencimento, autonomia, empoderamento, cidadania e desenvolvimento local, contando com a participação efetiva das famílias e da sociedade.

Desafio 01: Baixa aprendizagem/Falta de engajamento dos estudantes/Altas taxas de reprovação e evasão escolar

Objetivo Específico 01: Promover uma educação de qualidade em todo sistema municipal, contribuindo para ampliar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes e para reduzir a reprovação e a evasão escolar

Meta: 50% de redução da taxa de retenção e incentivo à progressão com qualidade Meta: 50% de redução da taxa de evasão escolar

Meta: 60% de redução da infrequência escolar

Meta: Metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Plano Municipal de Educação (PME) do município alcançadas

Desafio 02: Falta de atenção especializada para crianças, adolescentes e jovens com deficiência; falta de práticas inclusivas e de formação continuada para os profissionais que atendem esse público

Objetivo Específico 02: Assegurar educação de qualidade para crianças, adolescentes e jovens com transtornos mentais e comportamentais e outras deficiências físicas e intelectuais

Meta: Profissionais da Educação, Saúde, Esporte, Assistência Social, Infância e Juventude e da Cultura sensibilizados para acolher crianças, adolescentes e jovens com deficiência e transtornos comportamentais e mentais nas escolas, e professores e profissionais de apoio capacitados para um atendimento qualificado na sala de aula

Meta: 40% dos profissionais que trabalham no atendimento especializado sensibilizados e/ou capacitados

Meta: 60% das crianças, adolescentes e jovens com deficiência e/ou transtornos mentais e comportamentais atendidos pelos Sistema Único de Saúde (SUS) local, incluídos na escola com qualidade

Meta: 80% dos alunos com deficiência e/ou transtornos mentais e comportamentais com CID (Classificação Internacional de Doenças) regularizado

Desafio 03: Violação de direitos fundamentais e bullying nas escolas

Objetivo Específico 03: Promover o respeito aos direitos humanos e prevenir o bullying nas escolas

Meta: 80% dos alunos mais informados sobre os direitos humanos

Meta: 100% das escolas públicas com ações de promoção aos direitos humanos

Desafio 04: Ausência de projetos de educação ambiental e de práticas sustentáveis nas escolas

Objetivo Específico 04: Promover a conscientização socioambiental das crianças, adolescentes e jovens e dos profissionais da comunidade escolar

Objetivo Específico 05: Implementar práticas sustentáveis no dia a dia das escolas

Meta: 50% dos estudantes do sistema público educacional conscientizados para adoção de práticas cotidianas sustentáveis

Meta: 50% dos professores e coordenadores pedagógicos capacitados para realizar ações regulares nas escolas

Meta: 50% das escolas com práticas sustentáveis implementadas

Desafio 05: Falta de oferta de práticas esportivas nas escolas

Objetivo Específico 06: Garantir o acesso de crianças, adolescentes, jovens e familiares a práticas esportivas, proporcionando a sociabilização e a qualidade de vida

Meta: 80% de aumento da oferta da prática esportiva nas modalidades tradicionais e radicais, com aquisição de materiais para equipar as escolas e realização de jogos internos e torneios

Desafio 06: Gravidez na adolescência

Objetivo Específico 07: Diminuir o índice de gravidez na adolescência e assegurar que as adolescentes e jovens gestantes e/ou mães permaneçam na escola

Meta: 80% dos professores do Fundamental 2 e Ensino Médio sensibilizados para lidar com temas relacionados à educação sexual e reprodutiva/cuidados com o corpo

Meta: 30% das adolescentes e jovens grávidas e/ou mães frequentando a escola regularmente

Meta: Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) implementado nos turnos matutino e vespertino, garantindo às mães adolescentes o acesso às vagas associadas aos seus filhos nas creches

Desafio 07: Alta incidência de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes Objetivo Específico 08: Reduzir o índice de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes e assegurar a reintegração das vítimas

Meta: 75% das crianças e adolescentes vítimas de exploração e abuso sexual acompanhadas nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e reintegradas ao sistema educacional

Meta: 50% dos profissionais de educação sensibilizados para lidar com a identificação de casos de abuso

Meta: 50% de redução dos casos de exploração e abuso sexual

Desafio 08: Alto índice de adolescentes e jovens envolvidos com o uso e abuso de drogas Objetivo Específico 09: Combater o uso de álcool e outras drogas entre a população infanto-­? juvenil

Meta: 50% de redução do número de crianças, adolescentes e jovens usuários de álcool e drogas

Desafio 09: Falta de conhecimento das leis de trânsito e alto índice de acidentes envolvendo crianças, adolescentes e jovens

Objetivo Específico 10: Possibilitar às crianças, adolescentes, jovens e familiares o conhecimento das leis de trânsito, garantindo mais segurança e evitando acidentes e desrespeito às leis

Meta: 60% dos estudantes e seus familiares conscientizados sobre as leis de trânsito e adotando práticas mais seguras no seu dia a dia

Desafio 10: Falta de opções de lazer para crianças, adolescentes e jovens

Objetivo Específico 11: Ampliar, conservar e dinamizar espaços de lazer para crianças adolescentes e jovens, garantindo acessibilidade e segurança

Meta: 09 espaços de lazer criados, preservados e dinamizados, sendo 05 na parte alta e 04 na parte baixa

Desafio 11: Falta de apropriação da identidade cultural

Objetivo Específico 12: Proporcionar o acesso das crianças, adolescentes, jovens e familiares à cultura, garantindo o (re)conhecimento de sua identidade por meio da valorização da cultura regional

Meta: 60% do aumento da oferta de atividades culturais diversificadas, inclusive dentro das escolas

Desafio 12: Falta de espaços de participação para adolescentes e jovens

Objetivo Específico 13: Formar adolescentes e jovens como partícipes da sua própria educação

Meta: 100% das escolas de Ensino Fundamental II e do Ensino Médio com grêmios implantados e em pleno funcionamento

Meta: 20% adolescentes e jovens estudantes engajados em ações de intervenção nas suas escolas e comunidades

Meta: Conselho de Juventude funcionando plenamente com ampla participação dos jovens

Desafio 13: Falta de projetos que estimulem a participação da família

Objetivo Específico 14: Inserir a família como parte efetiva na educação por meio de participação em atividades formativas, lúdicas e campanhas.

Meta: 60% das famílias envolvidas nas atividades da escola e na vida escolar dos seus filhos

Desafio 14: Falta de preparação das crianças, adolescentes e jovens para o uso qualificado da tecnologia

Objetivo Específico 15: Garantir que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso e façam uso qualificado das tecnologias

Meta: 60% das escolas com disponibilidade de equipamentos e conectividade

Meta: 50% dos professores do Ensino Fundamental e EJAI capacitados e fazendo uso regular da tecnologia como ferramenta pedagógica

Meta: 06 novos centros comunitários de acesso à tecnologia implantados, sendo 02 na parte baixa e 04 na cidade alta

Desafio 15: Falta de ofertas de qualificação e emprego para os jovens.

Objetivo Específico 16: Promover a qualificação profissional e a inserção dos jovens no mercado de trabalho

Meta: Cursos profissionalizantes ofertados por meio de parceiras público-­?privadas

Meta: 75 jovens inseridos no mercado de trabalho por meio de parcerias entre poder público e iniciativa privada

Desafio 16: Carência de creches e escolas nas localidades menos assistidas e melhoria da infraestrutura das unidades em funcionamento

Objetivo Específico 17: Ampliar e melhorar a estrutura física e os equipamentos das escolas Meta: 03 escolas de ensino fundamental e 03 creches construídas

Meta: 01 unidade escolar contemplada com a construção e 04 unidades escolares contempladas com a reforma de quadras poliesportivas

Meta: 25% das escolas reformadas e 100% com manutenção regular

Desafio 17: Falta de formação continuada para todos os professores

Objetivo Específico 18: Investir no corpo docente por meio da garantia à formação continuada e implantação de um programa de valorização e incentivo

Meta: 100% dos professores do sistema acessando o programa de formação continuada Meta: Programa de valorização e incentivo docente implementado

 

Envie sua sugestão sobre este tema para nosso email: prefeitura@saomigueldoscampos.al.gov.br

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