São Miguel dos Campos - Alagoas

Educaçao ambiental e plantio de mudas marcam a semana do meio ambiente em São Miguel

Colaboração: SEAMA - Edição: SECOM - 10/06/2017

imagem A Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) realizou entre 05 à 08 de junho, a Semana do Meio Ambiente, dando continuidade ao projeto “São Miguel Mais Verde”, que tem o objetivo arborizar e reflorestar o município, contribuindo para a qualidade de vida da população. O projeto é uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) através do projeto Alagoas Mais Verde.

Na semana foram realizadas várias atividades como palestras, teatro de fantoche, doação de mudas, premiação do Aluno Destaque em Melhor Poesia, visita no viveiro municipal e plantio de mudas. “Já foram plantadas este ano 180 mudas e estaremos recebendo do IMA mais 250 mudas de árvores nativas ainda este mês”, informou o secretário de Meio Ambiente, Herman Valente.

As atividades tiveram a participação dos alunos da Escola Municipal Rui Palmeira, o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e da Casa de Cultura. Todas as ações foram voltadas à temática “Arborização”. O objetivo é plantar e revitalizar as áreas e espaços verdes de São.Miguel.

O projeto "São Miguel Mais Verde" tem como proposta despertar também a sensibilização e conscientização ambiental das pessoas, valorizando os benefícios que uma árvore, por exemplo, pode garantir. “A ideia é implantar a consciência ambiental em nossas crianças, jovens e em todos os cidadãos miguelenses. Mais árvores significa menos enchentes, menos deslizamentos, menos poluição, menos calor e mais vida”, avaliou o secretário Herman.

Durante as ações a SEAMA apresentou o projeto "Adote uma Árvore" com o intuito de incentivar e orientar sobre a importância de plantar uma árvore de forma adequada nas áreas urbanas, por conta de seus benefícios para a melhoria da qualidade de vida.

Os alunos da Escola Rui Palmeira que participaram da semana, receberam palestras e aula educativa em campo da gestora Ambiental , Alenilda Oliveira, do técnico Agrícola, Teonio Sales e do agrônomo, Washington Digleison.

Uma apresentação teatral em fantoche foi realizada pela direção da Casa de Cultura com a temática “ A Árvore e seus Benefícios”. Também ocorreu a premiação da Aluna Destaque em Melhor Poesia, Lidiane da Silva do 6° ano. Os alunos conheceram o Viveiro Municipal de Mudas e realizaram plantio na Praça de Eventos.

Estiveram presentes no evento, o coordenador de Meio Ambiente da Semed, Givaldo Herculano, o diretor do SAAE, Roberto Siqueira de Lima, o vice prefeito Geraldo Lessa e o diretor da Casa de Cultura, Ronyerickson Pereira de Souza.

“Incentivar ações de educação ambiental , promover plantios, doar mudas, passar orientações técnicas de plantio e priorizar árvores nativas de nossa região são alguns pilares do nosso projeto, despertando a consciência ambiental, sempre envolvendo os alunos das escolas a participarem de ações ambientais, pois é preciso conhecer para preservar – afirmou Marilia Batista, coordenadora de Meio Ambiente de São Miguel.

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
São Miguel dos Campos - Alagoas