São Miguel dos Campos - Alagoas

Dia de luta antimanicomial é comemorado em São Miguel na praça do relógio

Assessoria 18/05/2017

imagem A Prefeitura de São Miguel dos Campos, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ) José de Aquino, realizou hoje na Praça do Relógio as atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que acontece todo dia 18 de maio.

Atualmente as discussões acerca do tratamento dos pacientes passam por um atendimento mais humanizado, que valoriza a individualidade abrindo espaço para que os pacientes possam viver em liberdade, fora das clínicas psiquiátricas. Mas não é só a liberdade que se faz necessária.

É preciso combater o preconceito e as maneiras arcaicas de tratar os pacientes. É preciso libertá-los do uso excessivo de drogas para que eles possam existir plenamente, para que eles possam sonhar e criar. É por isso que esse dia 18 é tão importante. Para continuar combatendo a discriminação e fortalecendo a construção da cidadania.

Estiveram presentes no encontro a secretária de Saúde, Aparecida Auto, a coordenadora do Caps, a Monique Silva Reis, a diretora Administrativa da Saúde, Marta Villanova, o professor das oficinas do CAPS, Reginaldo, e os pacientes, que fizeram uso do microfone para dar suas impressões acerca do tratamento criativo que recebem, através da criação de produtos de artesanato e de arte como forma de libertação.

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
São Miguel dos Campos - Alagoas