São Miguel dos Campos - Alagoas

Prefeitura capacita profissionais de Saúde para detectar doença rara

Assessoria 02/05/2017

imagem A prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria de Saúde, realizou treinamento para médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde para detecção das características de uma doença rara chamada mucopolissacaridose, mais conhecida como MPS.

A doença genética é causada pela deficiência de enzimas e caracteriza-se pelo acúmulo de certas substâncias que deveriam ter sido expelidas pelas células, mas não foram. Ao passar dos anos, isso ocasiona um distúrbio no metabolismo celular em todos os sistemas do organismo como cardiológico, hepático e ósseo.

Não existe cura para as mucopolissacaridoses. Existem tratamentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Alguns são feitos a base de remédios para que eles realizem as funções que deveriam ser realizadas pelas enzimas. De acordo com Simone Jordão, diretora de Atenção Básica da Saúde, “é preciso detectar cedo para controlar a doença”.

A empresa que forneceu a experiência profissional foi a Shire e Biomarim, e trouxe a enfermeira Leyliane Lira do Hospital Casa Saúde Nossa Senhora de Fátima, de Arapiraca, para dar a palestra sobre o assunto. O hospital possui atendimento para as pessoas portadoras da doença.

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
São Miguel dos Campos - Alagoas