São Miguel dos Campos - Alagoas

Abertura do Dia da Mulher tem assinatura de convênios com o IFAL, PRONATEC E SENAR para as mulheres miguelenses

imagem Começaram hoje pela manhã as comemorações e atividades em homenagem às mulheres pela passagem do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, na Praça do Relógio.

O maestro Cahet abriu as comemorações com a Banda Braulio Pimentel tocando clássicos da música brasileira e internacional.

Posteriormente o prefeito Pedoca Jatobá e representantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) assinaram convênios de cursos gratuitos destinados às mulheres para proporcionar a geração de renda.

“Vamos continuar realizando uma política de geração de renda para as mulheres miguelenses”, afirmou o prefeito.

Os cursos que serão ofertados são corte e costura, informática, segurança do trabalho, boneca de pano, pintura em tecido, polpa de fruta, industrialização de doces, fabricação de pão caseiro, bordados, além de doces e salgados. No evento Pedoca e o vice-prefeito, Geraldo Lessa entregaram às mulheres presentes rosas vermelhas, símbolo da feminilidade.

Apesar de muitas conquistas sociais, a mulher ainda luta por salários iguais aos dos homens, por um maior espaço na política brasileira, e contra a violência, principalmente a violência doméstica. Na ocasião foi divulgado o Disque Denúncia, que é o número 180. A mulher que sofrer agressão também pode ligar para o CRAS (82) 3271-4452.

A orientação é para que as mulheres agredidas denunciem os agressores para que eles sejam enquadrados na Lei Maria da Penha.

Programação

Amanhã, dia 9, a Secretaria de Saúde oferta exames de ultrassom, atendimentos odontológicos e consultas em diversas especialidades nos postos de saúde Tabelião e Renata Sá. Às 19h, na Escola Ineide Nogueira, serão entregues o Troféu Nair da Betina para personalidades marcantes de São Miguel. Logo após ocorrerá uma sessão cultural de cinema intitulada Cinema Mulher.

Na próxima sexta, a partir das 8h30, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Templo de Yeshua, as mulheres vão poder cortar o cabelo e fazer maquiagem gratuitamente. Às 15h30 tem sorteio de prêmios no CRAS e às 17h, apresentação de pastoril.

No dia 11 o Auditório da Secretaria de Educação vai ser palco de apresentação cultural de voz e violão. A partir de 9h30, haverá palestras de Saúde Bucal, Segurança Domiciliar e Lei Maria da Penha. E às 15h terá programação esportiva no Estádio Ferreirão.

Já no dia 12, último dia de evento, às 08h acontece a Corrida da Esperança saindo do Ferreirão, com premiação para os vencedores. A programação da tarde é em frente à Igreja de São Sebastião, no Hélio Jatobá II, a partir das 17h e tem seu término às 18h.

imagem
imagem
imagem
imagem
São Miguel dos Campos - Alagoas